Por que o freio ABS é mais seguro?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

A diferença existente entre o freio convencional e o freio ABS, é que o segundo conta com um sistema eletrônico que controla e altera a intensidade de frenagem em cada roda para impedir que elas travem. Ao se deparar com um obstáculo repentino, a primeira reação do motorista é pisar bruscamente no freio.

Além de ser um item de segurança muito mais completo que o freio a disco, o freio ABS possui outro adicional extremamente interessante: sensores de velocidade e rotação. Eles são instalados nas rodas que verificam cerca de 20 vezes por segundo como anda a rotação do pneu e a velocidade do carro.

Contudo, o ABS tem um problema: a sua manutenção requer um especialista. Jamais tente mexer no freio do carro se ele tiver essa tecnologia, pois até mesmo a troca de uma pastilha pode danificar algum sensor ou desregular o sistema, causando problemas ou tornando-o inoperante, o que é muito perigoso.

O fluído de freio, possui vida útil, tanto em sistemas convencionais, como também quando há o recurso de antitravamento (ABS). A periodicidade de troca é indicada no manual do proprietário, porém também pode-se utilizar como base o período de 2 anos.

Como funciona o freio ABS
“Para evitar que isso ocorra, os veículos atuais possuem um sensor de velocidade em cada uma das rodas, que enviam sinais o tempo todo para o módulo do ABS”, diz. “Quando essa central detecta que uma das rodas está na iminência de travar, o sistema alivia a pressão de frenagem naquela roda.”

Vantagens e desvantagens do freio a disco
Quanto às suas desvantagens, esse mecanismo está mais sujeito a contaminações externas, como poeira, lama e cascalho, o que pode aumentar o custo de manutenção. Além do mais, as peças que formam o conjunto são mais caras, o que também justifica o maior custo de manutenção.

Freio a disco é mais eficiente
É que, em situações de emergência, as pinças tocam os discos muito rapidamente, e isso reduz o espaço de frenagem do carro. No sistema a tambor, as sapatas demoram um pouco mais para gerar atrito com as lonas, o que traz consequências práticas ao comportamento do veículo.

O disco sólido dá conta do recado, pois foi projetado para esta aplicação e características dos modelos de veículos onde é utilizado. Já o disco ventilado possui desempenho superior devido a dissipação de calor potencializada pelas aletas entre as pistas e consequentemente seu processo produtivo é mais caro.

CBS vem de “Combined Braking System”, expressão em inglês que significa Sistema Combinado de Frenagem. Como o nome indica, o CBS combina a atuação simultânea dos freios dianteiro e traseiro da moto/scooter através de um único comando.

Para ilustrar, podemos citar o freio a tambor, que é outro tipo de mecânica de frenagem e substitui os discos. Da mesma forma, um veículo também pode ter freios a tambor com a tecnologia ABS.

Autoesporte Responde explica porque a tecnologia mais antiga sobrevive nessa aplicação. Porque é mais barato. Em todos os carros o principal responsável pela frenagem são os freios no eixo dianteiro. Esse é um dos motivos pelo qual quase todos os modelos possuem discos ventilados na frente.

A maioria dos automóveis brasileiros possuem o mesmo padrão de frenagem: freio a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. Alguns modelos possuem ainda o sistema de freios ABS, um complemento do sistema de frenagem que evita o travamento das rodas ao pisar no pedal.

O pedal do freio deve ser acionado até o fundo, sem medo, e mantido assim até a parada do veículo. Não se preocupe com a trepidação: Conforme dito anteriormente, o ABS altera a pressão entre rodas para evitar o travamento, e esta alternância gera trepidação no pedal do freio.

O aumento na segurança, entretanto, tem um custo que reflete no bolso e preocupa o consumidor de São Carlos (SP). Atualmente, o equipamento é opcional e custa de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil.

Hans Scherenberg

A patente de um método que impedia as rodas do veículo de travarem em condições de uso extremo dos freios é concebido a Hans Scherenberg, então chefe de design na Mercedes-Benz.

O que significa ABS no painel do up? Vários são os motivos para a luz do ABS acesa. Um deles é o freio de mão acionado. Também pode ser sinal de problemas no circuito elétrico do carro, perda de líquido de freio ou válvulas hidráulicas com defeito.

As falhas mais frequentes no ABS

  1. Barulhos na frenagem. ...
  2. Trepidações ao frear. ...
  3. Problemas eletroeletrônicos. ...
  4. Defeitos nos sensores. ...
  5. Acúmulos de resíduos. ...
  6. A escolha das peças.

Ou seja, sem o ABS, há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas. Sem o controle dos freios e da direção, o carro vai parar quando chocar contra um obstáculo ou passar por uma superfície de maior atrito. Essa é a função do freio ABS.

O sensor abs garante que o travamento dos discos seja feito de forma mais suave. O Anti-lock Braking System — termo que pode ser traduzido como Sistema Antibloqueio de Frenagem — não faz o travamento imediato, o que garante um controle muito melhor para o motorista reduzir a velocidade sem que o veículo derrape.

Visto o funcionamento, as diferenças e os benefícios dos tipos de freio, podemos concluir que o caminhão não tem freio a disco porque este aquece mais, tem maior desgaste de material, além da pressão em um único ponto de frenagem necessitar aplicação maior de força, que geralmente exige mais manutenção.