Por que o Flamengo não foi rebaixado em 1995?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em 1995, desde o início da competição, o regulamento já previa a queda de somente dois times. Dessa maneira, a tal norma do Flamengo naquele ano nunca aconteceu e qualquer evidência trata-se de fake news. Por fim, em 1996, o elenco disputou normalmente a primeira divisão.

O Flamengo, assim como o Inter, não entrou em campo para disputar o cruzamento de módulos com Sport e Guarani. Perdeu assim o direito de ser campeão brasileiro de 1987 de forma oficial e podia ser punido até com o rebaixamento (por ter dado W.O.)

Ao final do campeonato, foram rebaixados para a Série B de 1996 os dois últimos colocados, Paysandu e União São João.

Com a punição, o Flamengo caiu para a 16ª posição na classificação, com 45 pontos, e só escapou do rebaixado porque a Portuguesa também perdeu pontos pela escalação irregular do meia Héverton – a Lusa ficou com 44 pontos e, além de evitar o rebaixamento rubro-negro, também salvou o Fluminense da degola.

Flamengo se salvou na última rodada
O alívio veio na vitória sobre o Inter em Juiz de Fora, por 1 a 0. Felipe Melo marcou o gol da vitória rubro-negra na 25ª rodada, mas no penúltimo jogo, o resultado negativo contra o São Caetano praticamente decretou o rebaixamento do Flamengo.

Entre todas as equipes que já participaram do Brasileirão e estão hoje na primeira divisão, só quatro equipes nunca foram rebaixadas: Santos, Flamengo, São Paulo e agora Cuiabá.

FLAMENGO: Paulo César; Fabiano, Agnaldo (Uéslei), Ronaldão, Lira, Djair, Márcio Costa (Rodrigo), Pingo, Sávio, Edmundo e Romário.

Palmeiras ultrapassa Flamengo e se isola como o maior time detentor de títulos nacionais.

Flamengo

O Sport se tornou o oitavo clube do Brasil a levantar a famosa Taça das Bolinhas, em uma edição do campeonato que terminou rendendo décadas de polêmica com outro rubro-negro - o Flamengo.

A CBF, depois, proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987. A Justiça ratificou o título em 1994. Posteriormente, em 2011, por meio de uma resolução, a CBF declarou os dois times vencedores: Sport e Flamengo.

Só que, se eu perguntar quem foi o campeão de 1987, pode até gerar polêmica, mas todo mundo se lembra, até quem não curte tanto futebol sabe. Digo, com toda a certeza, que o campeão brasileiro de 1987 foi o Sport Club do Recife. É o verdadeiro dono da Taça das Bolinhas.

Cada equipe fará 23 jogos nos dois turnos. No primeiro turno, os clubes de cada grupo jogam entre si. Os campeões se classificam para a semifinal. No segundo turno, os clubes de um grupo enfrentam os do outro grupo.

O regulamento da competição havia sido assinado pelos clubes um mês antes do início da disputa que, naquele ano, contou com 24 clubes, onde todos se enfrentavam em turno único, maas dividivos em doi grupos com 12 cada.

UOL Esporte: Você foi campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995, naquela final contra o Santos. Muito ainda se fala sobre as decisões do árbitro Márcio Rezende de Freitas na partida de volta, no Pacaembu.

O rebaixamento do Avaí, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez com que o clube catarinense se isolasse na lista de mais vezes rebaixados da Série A desde que os pontos corridos começaram, em 2003. O Leão da Ilha chegou a cinco descensos no período (2011, 2015, 2017, 2019 e 2022).

O Flamengo nunca foi rebaixado para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro. A polêmica envolvendo um provável rebaixamento em 1995, embora tenha deixado a desejar em campo, é fake, ou seja, não existem provas que justificam a queda do elenco Rubro-Negro. Entenda o que de fato aconteceu naquele ano.