Por que o filho não obedece a mãe?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

Faz parte do desenvolvimento e do crescimento infantil, e mesmo a mais calma das crianças enfrentará uma fase de desobediência. Quando fazem isso – desafiam uma figura de autoridade, seja um pai/mãe, um familiar mais velho ou um professor -, estão desenvolvendo a própria personalidade.

O que devo fazer se o meu filho não me respeitar?

  1. Sirva de exemplo. O ponto-chave principal para incutir um comportamento respeitoso nos seus filhos é ser um modelo dessa conduta. ...
  2. Estabeleça limites definidos. ...
  3. O meu filho não me respeita: escute-o e dialogue com ele.

Um tópico importante é praticar a escuta ativa, para acalmar as crianças e até mesmo antecipar (e evitar) birras e crises. Algumas vezes, os momentos fora do esperado dos pequenos podem ser um pedido de atenção ou de escuta. Ouça, de verdade, preste atenção e acolha os sentimentos da criança.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

Não seja carrasco(a) – imponha limites de maneira educativa, explicando os motivos pelos quais a criança não pode fazer aquilo que quer fazer. Quando a criança for desobediente, faça o mesmo: explique os motivos pelos quais você não gostou dessa atitude e quais são as consequências. O diálogo é sempre o melhor caminho.

Como lidar com um filho rebelde

  1. Para restabelecer a confiança e a boa vontade comece reconhecendo e elogiando os pontos fortes e as coisas boas que ele já está fazendo. ...
  2. Busque passar um tempo de qualidade com o filho. ...
  3. Demonstre interesse pelas coisas importantes para ele. ...
  4. Corrija o comportamento, não a pessoa.

A dor da ingratidão é pior que o fio de uma faca afiada,pior ainda é ver seu filho chorar por um pai que o deixou,e te deixar sozinha e ignorada mesmo você tendo feito seu melhor papel,o de mãe amorosa,dedicada e que te protegeu das maldades do mundo!

5 dicas de como lidar com a desobediência: como educar filhos desobedientes

  1. 1 Entenda a raiz do problema.
  2. 2 Conecte-se com eles.
  3. 3 Incentive o comportamento positivo.
  4. 4 Faça combinados.
  5. 5 Procure ajuda psicológica.

No livro, ela diz que quando o comportamento dos filhos causa uma emoção muito forte (raiva, ressentimento, frustração, inveja, pânico, irritação, medo etc), pode ser um sinal de que "não necessariamente seu filho está fazendo algo errado, mas de que as próprias feridas dos pais estão sendo tocadas".

As causas dos ataques de raiva incluem frustração, cansaço e fome. As crianças podem igualmente ter crises de raiva em busca de atenção, para obter algo ou evitar ter que fazer algo.

Apesar de estar escrito: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” [Provérbios 29:15] e “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” [Provérbios 13:24], essas citações referem-se (…) à aplicação de castigos sábios e prudentes.

"O Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem" (Provérbios 3.12). . "O mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida" (Provérbios 6.23).

Quando alguém é desobediente, significa que não está seguindo as regras propostas. Entre pais e filhos, a desobediência é bem comum. É, inclusive, uma parte natural do crescimento e desenvolvimento das crianças.

Deixe com humildade as dores deles com eles. Faça esse afastamento sem arrogância, sem julgamento, sem raiva... sem apontar o dedo em direção aos pais cobrando que eles deveriam ser diferentes... Com humildade, você reconhece que eles tem as questões deles, e os respeita por isso!

7 práticas para impor regras e limites na educação dos filhos

  1. Nunca suborne. ...
  2. Evite punições extremamente severas. ...
  3. Priorize o bom diálogo. ...
  4. Estabeleça “acordos” ...
  5. Não faça ameaças. ...
  6. Cumpra as consequências que foram estabelecidas. ...
  7. Jamais questione a autoridade do(a) parceiro(a)

Dar limites é um ato de amor à criança
E o estabelecimento de rotinas bem definidas e muito diálogo com a criança são fundamentais neste processo. Além disso, dar limites não é algo que facilita somente a vida dos pais, é um meio para o desenvolvimento da criança e seu bem-estar nos diferentes ambientes da sociedade.

Rebelde é um adjetivo para qualificar alguém que não obedece ninguém e nem escuta conselhos, que acredita que possui uma autoridade legítima.

E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Mesmo para algo pequeno, como desobedecer os pais regularmente, a sentença é a morte. Paulo diz que a lei é para mostrar o nosso pecado. Rm 7:7.

Continuar lendo Quem obedece obedece a?