Por que o exercício físico ajuda a retardar o envelhecimento?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

A musculação aumenta a produção de substâncias químicas, que têm grande ação contra o envelhecimento. Com o exercício, os músculos recebem mais nutrientes, e a musculatura vai se tonificando, assim como as fibras musculares vão se tornando mais espessas.

São muitos os fatores que fazem com que nossa pele tenha um aspecto murcho com o passar do tempo: exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e também a alimentação.

CAFÉ ENVELHECE? Mito! Ele possui substâncias antioxidantes, que combatem radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento da pele e das células. Não há efeito de envelhecimento: muito pelo contrário!

Pesquisadores descobrem que pessoas mais velhas e ativas possuem imunidade, massa muscular e níveis de colesterol parecidos com os de indivíduos mais jovens. É sempre bom frisar: a prática de exercícios faz muito mais do que ajudar na manutenção do peso e da forma física.

Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Conhecido como o homem que nunca envelhece , o croata Tomislav Jurcec aparenta ter, no mínimo, uma década a menos do que sua idade real. Mas isso acontece devido uma condição rara que acomete seu cérebro, afetando os hormônios responsáveis pelo crescimento e envelhecimento. Jurcec encara o fato com bom humor.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece.

A síndrome de Highlander é uma doença rara caracterizada pelo atraso no desenvolvimento físico, o que faz com que a pessoa tenha aparência de criança quando, na verdade, é adulto.

7 Alimentos ricos em colágeno para inserir na dieta

  • Caldo de Mocotó O mocotó é um dos principais alimentos ricos em colágeno tipo I e III e acredita-se que é possível extrair a proteína durante o cozimento do caldo. ...
  • Frango. ...
  • Ovos. ...
  • Castanhas e outras oleaginosas. ...
  • Feijão. ...
  • Alho. ...
  • Frutas cítricas e frutas vermelhas.

Dicas para obter um envelhecimento saudável. Seis cuidados são essenciais quando falamos de uma vida ativa e de qualidade na terceira idade: atividades físicas, boa alimentação, saúde mental em dia, sono de qualidade, acompanhamento médico e vacinas. Entenda abaixo como cuidar de cada uma dessas áreas.

Algumas formas de aumentar a liberação de endorfinas na corrente sanguínea são:

  1. Fazer exercício físico. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea.

5 principais sintomas do sedentarismo

  • cansaço excessivo;
  • dores nas articulações;
  • aumento excessivo de peso;
  • acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias;
  • aumento de roncos durante o sono e/ou desenvolvimento de apneia do sono.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Com o avanço da idade, uma das consequências é a redução do teor de água no organismo do idoso, o que pode levar à desidratação. Além disso, também há uma redução da massa muscular, o que pode desenvolver a sarcopenia, e uma redução da massa óssea, o que pode desenvolver um quadro de osteoporose.

Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.