Por que o EPS pode ser utilizado como um isolante térmico?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

"O EPS tem propriedades de isolamento térmico, pois possui muito ar parado dentro das pequenas pérolas de poliestireno", Roberto Lamberts.

São placas de 10 a 15 mm, de baixa densidade, pois têm melhor efeito no isolamento acústico. Sobre as placas, é executado o contrapiso e o revestimento final. “A função do EPS, neste caso, é isolar o contrapiso da laje, impedindo a propagação do ruído de impacto”, ensina.

Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas. Nesses materiais, os elétrons encontram-se, de modo geral, fortemente ligados aos núcleos atômicos e, por isso, não são facilmente conduzidos.

O isopor é ideal para quem trabalha com produtos quentes ou frios e que não necessita um aquecimento no micro-ondas. Por ser maleável e leve, além de um excelente isolante térmico, ele atende as demandas mais diferentes para embalagens possíveis.

A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.

Quanto maior a densidade do isopor, maior é a resistência térmica que ele proporciona, gerando um maior bloqueio na temperatura, tanto do frio como do calor, adicionando ao ambiente muito mais conforto e comodidade. O isopor é um material excelente para ser utilizado na construção como forma de isolamento térmico.

EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é popularmente conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knauf Isopor.

Uma de suas limitações é a temperatura operacional máxima, por volta de 80 °C, embora suas propriedades físicas não mudem dentro da sua faixa de temperatura de uso contínuo (por volta de 65 ºC a 75 °C).

Como exemplos de isolantes térmicos podemos destacar o isopor, a lã de vidro, espuma elastomérica e o silicato de cálcio.

Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira, ar, borracha,fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc. Quando você usa um interruptor basicamente, está ligando ou não um condutor ao outro.

Um bom isolante deve apresentar as seguintes qualidades: - ter baixa condutividade térmica; - ter boa resistência mecânica; - não sofrer fisicamente influência da temperatura em que é aplicado; - não ser combustível; - ser imputrecível; - ter baixa permeabilidade ao vapor d'água; - ter baixo custo.

Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos, como é o caso da madeira, plástico, isopor, lã, entre outros.

Isolante térmico é um tipo de material que tem como objetivo reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para o outro. Ou seja, ele cria uma barreira que impede que os transfiram entre si, resultando em uma temperatura mais agradável dentro dos ambientes.

Isolamento industrializado
A grande vantagem dos isolantes industrializados é o alto desempenho, pois eles retardam a entrada de calor no interior da edificação e a protegem contra infiltração e poeira.

Laje EPS: 7 vantagens de usar o material na obra

  • A laje EPS proporciona um grande conforto.
  • Resistência acima da média.
  • Trata-se de um recurso que traz mais segurança.
  • Melhor relação custo-benefício.
  • A laje EPS tem alta capacidade de isolamento.
  • Praticidade como grande aliada.
  • Trata-se de uma alternativa totalmente reciclável.

“Por ser um composto inerte, atóxico e sem prazo de validade, o poliestireno expandido tem durabilidade indeterminada”, afirma Ivam Michaltchuk, conselheiro e coordenador do Comitê do EPS do Instituto Plastivida.

Já ouviu falar? Mundialmente reconhecida e especialmente comum em países como Estados Unidos e China, a parede de EPS Isopor® tem o objetivo de potencializar o isolamento térmico e acústico dos ambientes, bem como agilizar e reduzir os custos da construção.