Por que o engasgo pode matar?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Quando respiramos, a traqueia se mantém aberta para que o ar entre nos pulmões. Quando há falhas no funcionamento da epiglote, os alimentos e líquidos podem acabar chegando ao pulmão, bloqueando a passagem do ar, o que causa asfixia e pode levar à morte dependendo da gravidade do engasgo.

O engasgo ocorre quando o trajeto que leva o ar até os pulmões é obstruído por alimentos ou corpos estranhos. Devido a essa obstrução, se a conduta adequada não for realizada rapidamente, a pessoa pode morrer sufocada.

Elevar os braços de quem está tossindo pode, na verdade, tornar a situação mais perigosa. O movimento dos braços influencia o movimento do pescoço e tronco da criança. O que, por sua vez, pode fazer o alimento que está provocando o engasgo se deslocar e bloquear as vias aéreas.

A manobra consiste em ir por trás da vítima, com uma mão fechada na região da boca do estomago e com a outra mão por cima, fazer movimentos em formato de jota, para dentro e para cima. “A pressão provoca ânsia de vômito, colocando para fora o objeto ou alimento que está obstruindo as vias áreas”, assegura a tenente.

No geral, o incômodo passa em questão de segundos e depois tudo volta ao normal. Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  1. Dor no peito.
  2. Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  3. Tosse com sangue ou pus.
  4. Falta de ar.
  5. Respiração ofegante.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Confusão mental.

Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua.

O que fazer quando engasgar sozinho

  1. Ficar na posição de 4 apoios, com os joelhos e mãos no chão;
  2. Tirar o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;
  3. Deixar o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

Porém, se a tosse não cessar ou a respiração parecer difícil, procure ajuda médica. Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

Quando alguém se engasga é porque há uma obstrução das vias respiratórias, uma descoordenação ou uma disfunção daquela região. Basta um golo de água acidentalmente ir parar à traqueia ou às cordas vocais para se ter aquela sensação desconfortável de engasgamento.

Antes de esclarecer essa dúvida, é importante explicar por que engasgamos. O engasgo acontece quando a epiglote (espécie de válvula localizada na parte superior da laringe que se fecha durante a deglutição) se abre, permitindo que o alimento ou líquido ingerido siga o caminho da respiração e não o da deglutição.

Beber água não costuma resolver o problema
Às vezes, a proteção não funciona e a comida passa para o esôfago, localizado logo atrás da traqueia. De acordo com o profissional, dar tapas nas costas pode ajudar, pois estimula que o material que caiu no sistema respiratório seja expelido.

Atrás da vítima coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa; Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.

Dificuldade de engolir, engasgos e disfagia
Chamamos de disfagias orofaríngeas quando o problema é na via aerodigestiva alta (garganta) e nesses casos o especialista é o médico otorrinolaringologista.