Por que o eletrodo gruda na peça?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Podem ocorrer devido à velocidade da soldagem muito rápida, arco muito longo (eletrodo muito longe do metal base), diâmetro do eletrodo muito grande ou então por umidade do eletrodo.

Abaixo, algumas características que definem uma boa soldagem:

  1. Ausência de escavações. Uma solda sem escavações é aquela em que, junto ao seu pé, não se produzem crateras que possam danificar a peça. ...
  2. Boa penetração. ...
  3. Fusão completa. ...
  4. - Ausência de porosidade. ...
  5. Ausência de trincas.

As funções do revestimento são:
Proteção do metal de solda – a função mais importante do revestimento é proteger o metal de solda do oxigênio e do nitrogênio. Isso ocorre quando este está sendo transferido através do arco, e enquanto está no estado líquido.

Podem ocorrer devido à velocidade da soldagem muito rápida, arco muito longo (eletrodo muito longe do metal base), diâmetro do eletrodo muito grande ou então por umidade do eletrodo. Corrente de soldagem (amperagem) muito alta também favorece o aparecimento de mordeduras.

Estime a amperagem inicial de acordo com o tamanho do eletrodo. Assim que o eletrodo for selecionado, a amperagem correta pode ser estimada a um ampere por milésimo de milésimo de polegada (2,54 cm) de diâmetro do eletrodo. Assim, um eletrodo de 0,63 cm requer 250 amperes. Use uma passada para uma base de metal fina.

Como prevenir?

  1. Utilize uma corrente de soldagem suficientemente alta e uma voltagem de arco apropriada.
  2. Antes de começar a soldar, limpe o metal.
  3. Evite que a poça fundida inunde o arco.
  4. Utilize eletrodo e seu ângulo corretos.
  5. Reduza a taxa de deposição.

Além disso, para evitar a porosidade, prefira lavar os fios com água fria ou morna ao invés da quente e aplique protetor térmico sempre que for usar ferramentas quentes, como a chapinha, o secador e o baby liss.

O arco de solda emite forte radiação luminosa e pode causar sérias queimaduras.na retina e na córnea do olho do soldador e de qualquer pessoa que passar e olhar fixamente a solda. Atenção: o tempo em que a lesão ocorre varia de pessoa para pessoa, porém é uma variação baixa.

A soldagem MIG é o processo mais simples (possuindo uma facilidade operacional). Essa forma de soldadura é frequentemente vista como mais amigável para iniciantes. Porém, lembre-se que será essencial um soldador experiente para parametrizar o equipamento, o que pode vir a ser difícil para iniciantes.

processo TIG

A soldagem mais resistente é o processo TIG (esse método é conhecido por criar uma solda limpa e eficaz) e o motivo dessa escolha é a alta taxa de eficiência. O processo TIG possui várias aplicações. Eles são capazes de produzir soldas com integridade em materiais de alumínios, por exemplo, peças automotivas.

E6013: indicado para metais de pequena espessura
Esse eletrodo é o mais popular do mercado, o famoso “pau pra toda obra”. Possui em seu revestimento um alto percentual de dióxido de titânio, podendo-se trabalhar chapas finas em todas as posições.

E6884 eletrodo de Cromo Níquel é mais duro e tem uma ótima resistência a corrosão sob tensão e a oxidação superficial até 1150Cº.

Considere o seguinte eletrodo E6018-X. 1- A letra “E” indica que este é um eletrodo. 2- Os dois dígitos consecutivos após a letra “E” (ou seja, 60) apontam a resistência à tração do eletrodo.

Atenção! Não deve soldar ferro fundido com eletrodo 7018, pois existem eletrodos específicos para aplicações deste metal.

níquel

Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados.

- O eletrodo 3,25 da Esab é ideal para quem busca um equipamento ótimo para a solda. - Muito utilizado especialmente para ferro fundido cinzento, maleável e nodular. - Aplicado também em operações que necessitam de enchimento de falhas de fundição.

O Eletrodo E7018 é utilizado em processos de soldagem de aços de alto teor de carbono e poucas impurezas. Indicado para a soldagem de estruturas metálicas que necessitem de grande resistência, bem como a fabricação de maquinário pesado, soldagem de tanques, etc. Produz escória fácil de ser removida.