Por que o ego é ruim?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O ego nos leva a nos comportarmos de forma instintiva. E isso, muitas vezes, sem tomar as devidas precauções ou medir as consequências das ações. É aqui onde entra a psicologia para explicar como agem os aspectos da consciência/inconsciência. Como elas impactam na maneira como lidamos com as demais pessoas.

Isso ocorre, normalmente, quando o ego assume o controle: a pessoa fica tão obcecada com uma decisão, um evento ou outra coisa qualquer que acaba confusa e se sente sufocada, como se não tivesse escolha. Ou nervosa, ressentida e com medo, incapaz de enxergar bondade, abundância e amor em sua vida.

A morte do ego é definida como uma perda completa da noção subjetiva de identidade, isto é, do "ego". Na psicologia analítica, é também chamada morte psíquica.

O ego, como afirmam os psicólogos, faz parte da natureza do ser humano. Ele alimenta os nossos pensamentos e emoções, com base nos impulsos dos sentidos que moldam as nossas posições e convicções próprias. Irredutível, o ego é basicamente a nossa personalidade.

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo.

Confira no artigo a seguir 3 passos para lidar com egos inflados.

  1. Dar feedbacks. Muitas vezes o que se fala para alguém dói menos do que a forma como as pessoas se expressam. ...
  2. Investir em gestão do conhecimento. ...
  3. Gerir as competências.

Os homens têm o ego mais frágil do que parece
Às vezes, coisas que não percebemos ferem os sentimentos e o orgulho deles. Isso acontece, principalmente quando o assunto é ligado à masculinidade. Esse é o tabu do universo masculino!

Blog e Notícias

  1. Dificuldade em aprender com os próprios erros. A pessoa com bastante ego, tem muitas dificuldades em assumir que errou, assim nunca conseguindo aprender com os próprios erros. ...
  2. Não respeita o conhecimento dos outros. ...
  3. Precisa de elogios para se sentir bem. ...
  4. Falta de humildade. ...
  5. Inteligência Emocional.

Quem tem o ego alto (ou inflado, como se costuma dizer também), portanto, é aquele que confia demais em si mesmo, gosta demais de si e sempre se julga capaz de fazer qualquer coisa. Esse tipo de comportamento pode ser preocupante, porque nem sempre corresponde à realidade.

O Ego surge a partir da interação do ser humano com a sua realidade, adequando seus instintos primitivos (o Id) com o ambiente em que vive. É também chamado de "princípio da realidade". É o mecanismo responsável pelo equilíbrio da psique.

O ego, como o mediador entre as forças que operam no id, no superego e as exigências da realidade externa, estaria relacionado principalmente ao córtex pré-frontal, considerado atualmente a sede da personalidade, importante para a tomada de decisões e ajuste social do comportamento.

Ele se sente seguro na superfície das ações, lidando com questões preto no branco, mas quando entra no campo das emoções, onde existem forças ocultas e sentimentos ambivalentes, ele recua e fica acanhado.

O Ego descontinuado em 2017, quando a Globo preferiu priorizar plataformas já existentes. Dessa forma, o Gshow passou a cobrir os talentos da Globo e o G1 ficou a cargo de outros destaques. O fim do Ego gerou repercussão nas mídias sociais, com o público relembrando as manchetes publicadas no portal de celebridades.

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.

O transtorno de personalidade narcisista é bastante conhecido por um ego inflado, vaidade e necessidade de ser bajulado.

Dificuldade em aprender com os próprios erros
Quem deixa o ego falar mais alto, tem dificuldade de aprender com os próprios erros. E sim, isso é uma coisa valiosa para o seu crescimento ano após anos. Para começar, a pessoa não acredita que esteja errada na maioria das vezes.

Continuar lendo Qual é o poder do ego?