Por que o corpo de Dorcas foi lavado?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Havia em Jope uma discípula chamada Tabita (que em grego é Dorcas). Sempre fazia o bem às pessoas e ajudava os pobres. Por esse tempo, ficou doente e morreu. Seu corpo foi lavado para o sepultamento e colocado numa sala no andar superior.

Aprendemos com esta passagem bíblica que Dorcas era uma serva que ajudava financeiramente os mais pobres. Ela expressava sua piedade e amor ao Senhor cuidando dos mais necessitados. Muitas pessoas ganharam de presente de Dorcas as roupas de que precisavam e gostavam muito dela.

Dorcas foi uma mulher cristã da cidade de Jope. Ela ficou conhecida principalmente por ter sido ressuscitada pelo Senhor após a oração do apóstolo Pedro. A história de Dorcas na Bíblia está registrada em Atos 9:36-42. O nome grego “Dorcas” traduz a palavra aramaica Tabita.

COSTUREIRA

DORCAS, UMA COSTUREIRA NA BÍBLIA.

Jope foi o porto marítimo que Salomão, e mais tarde Zorobabel, usaram quando trouxeram madeira das florestas de cedro do Líbano para a construção dos seus templos (2 Crôn. 2:16; Esd. 3:7). Aqui, Pedro levantou dos mortos Tabita, também conhecida como Dorcas (At.

Uma boa mulher chamada Tabita vivia na Cidade de Jopa. Ela era seguidora de Jesus Cristo, ajudava muitas pessoas e fazia muitas coisas boas. Tabita ficou muito doente e morreu.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, e também conhecida por Tábata, é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jafa, na antiga Palestina, e era conhecida pela dedicação em favor dos pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para viúvas necessitadas.

O nome Dorcas tem origem grega e significa “gazela”. Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo a simbologia do animal - a fêmea do cervo - que simboliza a agilidade e a rapidez, de modo que, por extensão, tem o sentido de “mulher ágil”, “aquela que é rápida”.

Tabita, chamada Tabitha em aramaico e Dorcas em grego, também conhecida por Tábata. Ambos os nomes significam gazela, que quer dizer graciosa. Ela morava em Jope, uma cidade da antiga Palestina. Ficou conhecida na bíblia pelo bem que realizava as pessoas mais necessitadas.

São elas: “Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses”. Jesus jamais fez distinção entre homens e mulheres.

A história de Dorcas está registrada em um pequeno texto da Bíblia em Atos 9:36-43. Nesses poucos versículos encontramos uma história incrível de milagre, devoção e dedicação. Ao ler esse texto bíblico podemos saber algumas coisas sobre Dorcas. Dorcas vivia em Jope e era uma discípula dos apóstolos do Senhor.

A Graça de Deus envolve amor, bondade, sabedoria, misericórdia, perdão e justiça. Ela chegou até nós quando acreditamos que Jesus é o Senhor. Ou seja, a salvação chegou pela fé e não pelos esforços humanos.

Aquele quarto alto era o lugar onde Pedro iria orar e Deus iria operar um milagre. O problema seria tratado no quarto alto. Meus irmãos, o momento de oração que iremos fazer hoje é neste quarto alto, um ambiente de intimidade com Deus, que não está ligado esta vida, mas a Eternidade.