Por que o conhecimento pode lhe ajudar a ser uma pessoa mais livre?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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É inegável que o conhecimento é a chave para a maior liberdade: a sua própria liberdade. É com ele que desapossamos as evidentes desigualdades e pré-conceitos da nossa sociedade e construímos uma população civilizada e tolerante. O que importa não é o quanto se fala, mas o que se fala.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo.

Resumo. O conhecimento é importante na evolução das sociedades porque os países e as pessoas mudam graças aos enriquecimentos parciais, constantes e sucessivos, na coleção de conhecimentos teóricos e práticos que eles adquirem.

A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.

O valor de todo o conhecimento está no seu vínculo com as nossas necessidades, aspirações e ações; de outra forma, o conhecimento torna-se um simples lastro de memória, capaz apenas — como um navio que navega com demasiado peso — de diminuir a oscilação da vida quotidiana.

Qual a importância do conhecimento filosófico? A grande importância desse tipo de conhecimento é desenvolver a capacidade das pessoas refletirem e raciocinarem sobre as questões de existência. Já que a Filosofia “serve para refletir sobre a vida, sobre o ser humano.

É a interação com processos mentais lógicos e não lógicos, com experiências anteriores, compromissos e vários outros elementos que fazem parte da mente de uma pessoa.

O verdadeiro conhecimento está em um patamar “acima” do mundo das opiniões e das sensações, e pode ser acessado pelo ser humano através da aplicação de técnicas e do exercício de capacidades e sentidos, que hoje não são comumente conhecidos e desenvolvidos.

Nesse sentido, três elementos são necessários para que haja conhecimento: a) O sujeito, que é o ser que conhece; b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer; c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que ...

A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica.”

Conhecimento Científico: considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.

A função do conhecimento na atualidade é além de gerar ensino, formar o aluno enquanto cidadão que pertence a sociedade. Essa atitude faz com que a escola atual além de geradora, seja transmissora de valores. Cabendo aos profissionais da educação disponibilizar as ferramentas educacionais e ensinar os alunos a usarem.

Ampliação de conhecimento e repertório cultural
Esta troca de informações, além de ampliar nossos conhecimentos, faz com que nossas experiências sejam diversificadas, fazendo-nos perceber novos padrões, ampliando assim nosso repertório cultural.

Viver é, acima de tudo, conhecer o mundo. Olhar para as coisas com curiosidade e explorar as muitas possibilidades que existem em uma brincadeira. É descobrir, compreender, compartilhar e construir coisas novas.

Há também duas teorias principais que explicam a origem do conhecimento, ou seja, como ele surge: Empirismo: explica que o conhecimento é adquirido a partir da experiência, do contato do sujeito com o mundo; Racionalismo: explica que todo conhecimento vem através da razão, do simples ato de pensar.

O conhecimento, assumido pelo paradigma sociocultural da modernidade, como potenciador da emancipação dos indivíduos, surge simultaneamente como uma poderosa forma de regulação social. Efectivamente, o conhecimento das leis da natureza e da sociedade tornou-se meio de domínio dessa mesma natureza e sociedade.