Por que o coletivo de porcos e vara?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Para indicar um conjunto de animais existem substantivos coletivos genéricos, que definem conjuntos de animais não especificados, e substantivos coletivos específicos, que definem conjuntos de animais especificados, como: Vara indica um conjunto de porcos. Fato indica um conjunto de cabras.

1. Haste de árvore ou de arbusto. 2. Pau comprido e fino.

Qual é o coletivo de aviões? Segundo o dicionário brasileiro Michaelis – que pode consultar através da nossa secção/seção Ligações –, o termo avião admite os colectivos/coletivos frota, flotilha e esquadrilha.

Melancial | Michaelis On-line.

Coletivo de tigres alcateia; assim como o de outro animal selvagem, por exemplo leões.

manada

Um grupo de elefantes chama-se manada. Este colectivo também se aplica a outros animais (cavalos, bois, etc.).

Já formiga e mosca têm colectivos que lhes são próprios: a formiga faz-se corresponder carreiro, colónia, correição e carreiro, bem como formigame e formigueiro (Dicionário Houaiss); para mosca, temos enxame, moscaréu, moscaria, mosquedo, mosqueiro, nuvem, praga (idem).

Resposta: Entendido o conceito de substantivo coletivo, podemos responder que não existe um substantivo coletivo para cobra. Devendo se usar neste caso substantivos coletivos genéricos a exemplo de bando, manada, rebanho ou simplesmente grupo.

O conjunto de filhotes ou crias de um animal tem como substantivos coletivos ninhada ou redada: A ninhada nasceu ontem.

Vara indica um conjunto de porcos.

Você sabe o porquê se chama “vara” o lugar onde o juiz trabalha? A vara tem sua origem na fasces da Roma Antiga, de origem Etrusca. Fasces era uma espécie de bastão utilizado para abrir caminho na multidão para dar passagem aos magistrados.

Varas – A vara judiciária é o local ou repartição que corresponde a lotação de um juiz, onde o magistrado efetua suas atividades. Em comarcas pequenas, a única vara recebe todos os assuntos relativos à Justiça.

coletivo é o controle vertical do helicóptero, que altera o ângulo de ataque de todas as pás do rotor principal, independente do setor do plano de rotação em que se encontre e deforma igual (mesmo ângulo para todas as pás).

O coletivo é uma alavanca localizada do lado esquerdo do piloto. Sua função é o controle vertical do helicóptero (subir e descer). O coletivo altera o ângulo de ataque das pás do rotor principal, mudando assim a sustentação gerada por elas.