Por que o coelho cai quando cruza?

Perguntado por: esilva5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O acasalamento é rápido, o macho cobre a fêmea e pouco depois cai de lado dando um gritinho, ela já está prenha. Se não tiver o gritinho, não completou a fecundação. Logo depois de fecundada, a fêmea não aceita mais o macho, ele insistindo será atacado e pode ter briga. As vezes é necessário separar o macho.

Sempre leve a fêmea até o macho. Deixe o casal junto por meia hora. Dê o tempo necessário para eles acasalarem 2-3 vezes, preferencialmente. Isso pode aumentar o tamanho da ninhada e o sucesso do acasalamento.

Quantas vezes por dia um coelho pode copular? Ao explicar como é a reprodução dos coelhos, dissemos que o macho é capaz de copular a cada poucos minutossempre que encontre uma fêmea receptiva. Esta, por sua vez, pode aceitar o macho também continuamente, inclusive recém parida e enquanto amamenta.

O principal sinal perceptível de que houve a cruza é um odor particular, que pode ser sentido vindo da parte posterior da cadela. Esse odor costuma ser mais acentuado que outros odores relacionados ao período do cio.

No geral, as fêmeas costumam atingir a maturidade sexual aos 4 meses de vida, e o macho aos 5. A partir disso, ambos estarão aptos para a reprodução, que acontece de forma cíclica. Considerando que o ciclo estral das coelhas pode ocorrer a cada 15 dias, é possível dizer que elas costumam ter dois cios por mês.

Cio da coelha
- Em relação ao comportamento, a coelha se mostra mais inquieta, receptiva ao macho, passa a esfregar a vulva na gaiola e manifesta agitação da cauda.

Gritar. Os coelhos gritam e quando o fazem não estão comunicando nada de positivo. Este som é produzido quando eles estão sendo perseguidos por um predador ou quando estão morrendo.

De acordo com o professor de Anatomia Veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Douglas Silveira, é biologicamente impossível o cruzamento entre gatos e coelhos na natureza.

Ainda promova o enriquecimento ambiental: brinquedos e objetos para roer são parte de uma rotina saudável para os sintomas do coelho estressado diminuírem ou até mesmo cessarem. Outro fator importante é a higiene da gaiola, pois os coelhos são animais bastante limpos.

É preciso ter cuidado ao pegar no colo pois eles têm um chute poderoso que pode arranhar. A dica é pegar sempre apoiando as patas traseiras. Procure por ilustrações.

Coloque na gaiola uma caixinha com feno para fazer o ninho.

  1. Dá para fazer o ninho com outros materiais confortáveis, como: uma camada de panos velhos, papéis-toalha ou jornais picados.
  2. Esses materiais ajudam a manter os filhotes aquecidos, o que é fundamental para a sobrevivência deles.

Use a mão esquerda para segurar gentilmente a parte inferior do corpo da coelha entre as patas traseiras e a pélvis. Com cuidado, ponha o polegar do lado direito do abdômen dela e o os outros dedos do lado esquerdo. Se ela estiver grávida, você vai conseguir sentir os embriões em desenvolvimento dentro da barriga.

Quando recebem carinho e atenção, os coelhos reconhecem seus donos e alguns chegam até a responder pelo nome. São bons companheiros tanto para pessoas adultas quanto para crianças. Porém, como são muito sensíveis, não devem ser dados a crianças muito pequenas, que possam vir a derrubá-los ou mesmo apertá-los.

Esse bichinho simpático é famoso pela enorme capacidade de reprodução. Depois da primeira ninhada, a fêmea entra no cio a cada 10 dias. Mas ela não deve cruzar toda vez porque senão vai viver menos. Os criadores dizem que o ideal é cruzar de cinco a sete vezes por ano.

As coelhas domésticas são quase ausentes de um ciclo estral definido e regular. Possuíam ciclos, com duração de 16 dias, sendo os dois dias iniciais e os dois finais inférteis e os 12 dias restantes passíveis de concepção, mas em sistemas de produção estão constantemente aptas a serem fecundadas.

A quantidade de filhotes de uma coelha ao longo da vida depende de sua raça. Tipos menores do animal chegam a ter de quatro a cinco herdeiros, com espécies maiores chegando a dar entre oito e 12 filhos por ninhada.

Uma das principais causas disso é o comportamento territorial. Coelhos são animais territoriais, assim como cães e gatos. Portanto, quando tentamos invadir o que eles consideram seu território, comportamentos agressivos podem surgir.