Por que o clássico é chamado de Derby?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O apelido do clássico entre Palmeiras e Corinthians surgiu ainda na primeira metade do século passado e faz referência ao Derby de Epsom, a mais importante corrida de cavalo do mundo. Isso porque as duas equipes eram as grandes potências (e, portanto, os grandes rivais) da época.

De acordo com a etimologia registrada no Houaiss, o termo provém do nome inglês do Lord Derby, que deu início a uma corrida de cavalos na Inglaterra em 1780. Remete a uma competição esportiva de grande destaque.

Isso porque dois clubes eram as maiores potências da época e, logo, também os grandes rivais daqueles tempos. O apelido de Derby Paulista foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, que foi um dos maiores do país entre os anos de 1930 e de 1940.

Os jogos despertaram o interesse da comunidade da região, tanto que, em 1962, já existiam 15 clubes, entre eles o rival Hallam FC, com quem o Sheffield FC disputa o mais antigo clássico do futebol mundial. Hoje, a equipe é amadora e disputa uma das ligas equivalentes à oitava divisão no futebol inglês.

Maiores rivais de times paulistas

  • Corinthians: Palmeiras, 63%
  • Palmeiras: Corinthians, 70%
  • São Paulo: Corinthians, 69%
  • Santos: Corinthians, 59%

Choque-Rei – São Paulo. Se o Corinthians é o maior rival do Verdão, o São Paulo é o grande inimigo. A rivalidade entre Palmeiras e São Paulo começou logo após o Decreto-lei de Getúlio Vargas em 1942.

Com mais este castigo, esta temporada, o Derby County já soma uma penalização total de 21 pontos, tudo devido a questões financeiras, situação que deixa o clube no último lugar do Championship, com três pontos negativos e a 18 dos lugares de manutenção.

Segundo o historiador, a formação da rivalidade está ligada ao encerramento, no fim da década de 1930, do clube Paulistano, representante da elite paulistana da época, que enfrentou uma grave crise financeira.

O Clássico Alvinegro é o mais antigo entre os clássicos que envolvem os quatro grandes clubes do futebol paulista, teve a primeira partida sendo disputada no dia 6 de março de 1913, no campo do Parque Antartica, ocasião em que o Santos bateu o rival por 6 a 3, pelo Campeonato Paulista.

Independentemente da contagem que é considerada, são quase 400 partidas disputadas no clássico que é chamado de “Dérbi Paulista” - ganhou esse nome em referência à maior corrida de cavalo do mundo - o Derby de Epsom. Não é à toa que os encontros entre Palmeiras e Corinthians costumam parar a cidade de São Paulo.

- Pesquisas apontam que o Corinthians tem cerca de 26 milhões de torcedores no Brasil, contra 16 milhões de são-paulinos.

Quem lidera as estatísticas é o Corinthians, com dez. O Palmeiras, por outro lado, foi campeão em oito oportunidades. Veja, a seguir, os títulos levantados por ambos os times na última década.

Atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo assumiu a liderança na consolidação dos resultados de 2022.

O clássico entre Al Ahly e Zamalek está classificado entre os mais violentos do mundo. Normalmente, quando há partida entre os dois times, as torcidas entram em confronto e a polícia é a responsável por intervir. Em 1970, uma briga entre as torcidas foi o motivo responsável pelo cancelamento do Campeonato Egípico.

Flamengo lidera o ranking da IFFHS de melhor clube do mundo em janeiro de 2023.

Especialmente o Palmeiras, apontado por 19% dos flamenguistas como o maior rival, fruto evidente da batalha entre os dois clubes pelos grandes títulos nacionais e continentais nas últimas temporadas. O terceiro lugar no ranking de rivalidade dos flamenguistas é ocupado pelo Corinthians, com 15%.