Por que o círculo não é um polígono?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.

Conhecemos como figura plana qualquer figura que possui duas dimensões. Estamos cercados de figuras planas, como quadrados, círculos, triângulos, entre outras formas. Figuras planas apresentam duas dimensões.

Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência.

Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.

Resposta: A circunferência não é um polígono.

Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.

Tem mais depois da publicidade ;) Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais.

Círculo: (ou disco) é o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distância a um ponto fixo O é menor ou igual que uma distância r dada. Quando a distância é nula, o círculo se reduz a um ponto. O círculo é a reunião da circunferência com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma.

O raio, o diâmetro, o centro e a circunferência são todos elementos de um círculo.

Observe que o círculo é uma figura plana assim como a circunferência. Uma pizza representa um círculo, pois sua extremidade é uma circunferência e seu interior é preenchido. E se tivermos agora uma forma circular, mas que, em vez de ser plana, é tridimensional? Nesse caso, teremos então uma esfera.

O círculo ou disco é uma figura que pertence à geometria plana e é formada por um conjunto de pontos dentro do plano, cuja superfície é limitada por uma circunferência. Dito isso, a circunferência, por sua vez, corresponde ao espaço geométrico de uma região circular.

O círculo não contem lados nem vértices, pois ele é redondo.

Provavelmente inventada a 3500 a.C., na região da Suméria ou Mesopotâmia (apesar de controvérsias entre alguns pesquisadores), a roda tornou o transporte mais fácil e rápido, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.

Em geometria, o quilógono ou quiliágono é um polígono de 1000 lados. A soma dos seus ângulos é igual a 179.640º.

Os polígonos são figuras planas e fechadas constituídas por segmentos de reta. A palavra "polígono" advém do grego e constitui a união de dois termos "poly" e "gon" que significa "muitos ângulos".

Para ser considerada polígono, uma figura geométrica precisa ser formada por uma linha única, fechada e formada apenas por segmentos de reta. Além disso, esses segmentos de reta não podem cruzar-se.

Triângulo é um polígono de três lados. É o polígono que possui o menor número de lados. Talvez seja o polígono mais importante que existe. Todo triângulo possui alguns elementos e os principais são: vértices, lados, ângulos, alturas, medianas e bissetrizes.

O triângulo é o único polígono que não possui diagonais.

quadrado

O quadrado possui apenas duas diagonais.

Um polígono é irregular quando seus lados não são todos iguais e seus ângulos internos não tem a mesma medida.

As figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam conceituamos como polígonos.