Por que o cimento fica duro?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

Se o cimento entrar em contato com a água durante o transporte inadequado, sem proteção da chuva, por exemplo, ou durante a estocagem, ele vai empedrar ou endurecer antes do tempo, inviabilizando sua utilização na obra, fábricas de pré-moldados e artefatos de cimento, etc”, explica Arnaldo.

O melhor é encharcar bem para amolecer e tirar com cuidado com uma espátula, plástica, por favor. A metálica risca a louça e o melhor é dispensar a lã de aço. Se ainda precisar de reforço para tirar pedacinhos menores, use a bucha azul com água quente e não se esqueça de usar luvas em todo o processo.

2 - É possível utilizar o cimento empedrado (hidratado)?
Sim, porém com algumas observações importantes. É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento.

Em geral, e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs o cimento já estará seco, podendo se estender até 72hs naturalmente.

A areia é peça fundamental nas construções. Ela é misturada com o cimento para a fabricação de concretos e argamassas e influencia diretamente na qualidade da obra. Por não reagir quimicamente com água e cimento, ela ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.

Para saber se o cimento empedrado ainda pode ser utilizado, afofe o pó ou esfarele os torrões entre as mãos. Se conseguir, pode utilizar! Outra alternativa é peneirar em malha de 5mm (peneira de feijão).

Para o cimento a granel, estocado em silo, recomenda-se adotar o prazo de validade de seis meses. Vencido esse prazo, o cimento deve ser re-ensaiado, podendo ser rejeitado caso não satisfaça a qualquer exigência da Norma. Os materiais contaminantes mais comuns no cimento são: areia, cal e outros tipos de cimento.

O cimento não fica duro por "secar", mas sim graças à hidratação que é a reação química do cimento na presença de água. É, portanto, indispensável a presença de água para se obter o efeito pretendido.

O resfriamento do concreto com gelo é uma técnica que previne fissuras geradas pelo excesso de calor. Essas fissuras de origem térmica são mais comuns em concretagem de grandes dimensões, como em barragens, blocos de fundação ou lajes espessas.

Na massa de cimento, a cal funciona como retentor de água. Vai soltando-a lentamente para o cimento, que precisa da água para reagir e endurecer. Por outro lado, a cal também combate o mofo ou bolor. Quando misturada na argamassa, aumenta sua resistência, evitando fissuras.

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período. Os horários normalmente indicados são por volta das 8h, 12h e 15h. Esse processo é muito comum em lajes de casas, por exemplo.

O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.

A argamassa não pode ser aplicada diretamente na terra. Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro.

1 saco de Cimento Mauá de 50kg; 8 ½ latas de areia.

O uso do bagaço de cana é uma alternativa viável, principalmente, pela grande quantidade de produção. O volume elevado é um dos requisitos básicos para um resíduo ser considerado como alternativa para a areia, já que ela é muito utilizada no dia-a-dia.