Por que o cilindro não é um poliedro?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Conhecemos como não poliedros os sólidos geométricos que não possuem faces formadas por polígonos. Eles possuem formas arredondadas e, por isso, recebem o nome de corpos redondos ou sólidos de revolução. São eles: o cilindro, a esfera e o cone.

Os não poliedros são sólidos que não satisfazem a definição de poliedro, ou seja, não possuem todas as faces formadas por polígonos, assim se destacam os sólidos de revolução ou corpos redondos.

O cilindro é um sólido geométrico. Possui duas bases circulares paralelas e uma área lateral que conecta essas bases. É um corpo redondo devido às suas bases circulares. São conhecidos dois tipos de cilindro, o cilindro reto e o cilindro oblíquo.

Poliedros são sólidos geométricos formados apenas por polígonos. Portanto, nem a esfera, nem o cone e nem o cilindro são poliedros.

O cilindro é um sólido geométrico com duas faces planas, em forma de círculo, que são as suas bases, e uma face lateral curva.

Prismas retos são aqueles cujas arestas laterais são perpendiculares ao plano da base, enquanto cilindros retos são aqueles em que as geratrizes são perpendiculares aos planos da base.

Cilindro: é um corpo redondo que possui duas bases formadas por círculos. Por ser um corpo redondo, não possui vértices nem arestas.

O cilindro é um sólido geométrico formado por duas bases circulares paralelas e pelos segmentos de reta com extremidades em cada uma das bases. As bases, a altura e a geratriz são elementos do cilindro. O cilindro pode ser classificado em reto ou oblíquo.

Poliedros (do latim poli — muitos — e edro — face) são figuras tridimensionais formadas pela união de polígonos regulares, na qual os ângulos poliédricos são todos congruentes. A união desses polígonos forma elementos que compõem o poliedro, são eles: vértices, arestas e faces.

Existem também os poliedros de Platão, que são os poliedros regulares:

  • tetraedro;
  • hexaedro ou cubo;
  • octaedro;
  • icosaedro;
  • dodecaedro.

Os cilindros podem ser classificados conforme o seu formato, que pode ser reto ou oblíquo. Dessa forma, se a altura for perpendicular as bases, temos um cilindro reto, caso contrário, temos um cilindro oblíquo.

Como especificar um cilindro pneumático
Quase todos fabricantes colocam no número de parte do cilindro uma indicação do diâmetro e curso do cilindro. Normalmente colocado com: diâmetro x curso. Então um cilindro com o diâmetro de 40mm e curso de 200mm terá em seu código 40X200.

Enquanto os poliedros são sólidos geométricos formados apenas por polígonos e cujas arestas são segmentos de reta, os corpos redondos são aqueles sólidos que possuem curvas em vez de alguma face e que, se colocados sobre uma superfície plana levemente inclinada, rolam.

Poliedros são figuras geométricas formadas por planos e possuem como elementos vértices, arestas e faces. Toda figura ou sólido geométrico possui alguns elementos característicos que são utilizados com frequência nos cálculos e definições matemáticas.

O cilindro o cone e a esfera são corpos redondos. Chamamos de corpos redondos os sólidos geométricos que possuem suas superfícies curvas. Eles também são conhecidos como sólidos de revolução, por serem construídos a partir da rotação de uma figura plana.

Aresta é a reta que se origina a partir da interseção de dois planos que formam um ângulo. Para a geometria, a aresta também pode caracterizar cada lado dos polígonos que formam um poliedro ou que formam o ângulo poliédrico.

Sendo assim, tem-se que: cilindro possui três faces, nenhuma aresta e nenhum vértice; A esfera possui uma face, nenhuma aresta e nenhum vértice; cone possui duas faces, uma aresta e um vértice.

O cilindro é um sólido geométrico que tem duas bases e uma área lateral. Suas bases são formadas por dois círculos, o que colabora para o fato de que o cilindro é um corpo redondo. Seus principais elementos são as duas bases, a altura, a área lateral e o raio da base.