Por que o cigarro acalma?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A sensação imediata de relaxamento após fumar é causada pela nicotina. Ela ativa a dopamina, que atua nos centros de prazer do cérebro. Em compensação, a nicotina também atrapalha a liberação da melatonina – hormônio fundamental para o sono – e favorece a adrenalina, que é estimulante.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia.

Os principais efeitos da nicotina no Sistema Nervoso Central são: elevação leve no humor (estimulação) e diminuição do apetite. A nicotina é considerada um estimulante leve, apesar de um grande número de fumantes relatarem que se sentem relaxados quando fumam.

Ninguém fica dependente com um cigarro. No tabagismo, a dependência vem do hábito. Quanto mais exerce esse comportamento, mais agrega. Não é dependência em si, mas associações de comportamento na sua rotina.

O tomilho é uma erva aromática que ajuda no relaxamento do cérebro e melhora a respiração. Esses são alguns dos benefícios das ervas para fumar, que podem ser queimadas sozinhas ou misturadas, fazendo uma kumbaya ou blend.

Isso pode ser explicado pela alta concentração de monóxido de carbono na corrente sanguínea, que acaba bloqueando as células encarregadas de levar o oxigênio. E a nicotina também tem seu papel nesse processo, por também causar uma diminuição dos níveis de oxigênio no sangue, ocasionando a piora dos sintomas de cansaço.

Assim que inalada, a fumaça passa pela boca e garganta, chegando aos pulmões. A nicotina é distribuída pelo sistema circulatório, atingindo o restante do corpo e chegando rapidamente ao cérebro, causando alteração no humor e relaxamento (é considerada um estimulante leve)3,4.

Apenas alguns cigarros por dia, o fumo ocasional ou a exposição ao fumo passivo aumentam o risco de doenças cardíacas. 52. Os fumantes de tabaco têm até duas vezes mais risco de derrame e quatro vezes mais risco de doenças cardíacas.

Que fumar não faz bem à saúde de ninguém é um fato bastante popular. No entanto, interromper esse vício precocemente pode ajudar a conter alguns danos.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Mesmo quem fuma uma vez por dia ou fumou pela primeira vez já consegue sentir os efeitos malignos que o cigarro pode causar ao organismo; veja. Apenas um trago. Essa é a quantidade suficiente de interação com o cigarro para que sua saúde já comece a sentir os malefícios da nicotina.

Cada droga funciona de forma diferente para cada sujeito, tem organismos mais sensíveis e outros menos a cada tipo de substância, uma primeira hipótese é que você não seja muito sensível a ela. Também é comum o relato de pessoas que as primeiras vezes que utilizaram a droga não sentiram qualquer efeito.

Se está ansiosa, usa para diminuir a ansiedade. Mas é importante ressaltar também que o cigarro aumenta a vulnerabilidade aos transtornos mentais. O tabagismo precoce aumenta as chances de a pessoa ter esquizofrenia, depressão. Perturba o cérebro, já que é uma droga que entra em contato com o cérebro.

Cigarro de palha
A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça."

Em média, um cigarro tradicional comum oferece 15 tragadas. Um maço teria, então, 300 tragadas. Logo, um vaporizador de 1,5 mil tragadas seria equivalente a cinco maços.