Por que o chocolate engorda?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O chocolate tem muitas calorias e o consumo excessivo delas causa aumento de peso. Estar acima do peso pode resultar em vários problemas de saúde. Mas se você só comer um ou dois pedaços, ao invés da barra inteira, você será capaz de controlar seu peso, enquanto satisfaz sua vontade de chocolate.

O ideal é optar pelo chocolate amargo, que contém cerca de 50% a 85% de cacau, pouco açúcar e entre 250 a 450mg de antioxidantes. Em seguida, o mais indicado é o meio amargo e, então, o chocolate ao leite.

“Comer chocolate todos os dias não é uma prática contraindicada. Na verdade, depende do tipo de chocolate e da quantidade que será consumida”. Chocolates amargos, acima de 70%, por exemplo, podem ser ingeridos diariamente em quantidades moderadas (até 20g).

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Chocolate ao leite e chocolate branco costumam ter mais calorias graças à adição de açúcar para ficar mais doce que o chocolate amargo, que tem mais cacau. Nesse sentido, se você estiver consumindo o amargo, podemos dizer que o chocolate emagrece, por estar substituindo uma versão bem mais gordurosa e maléfica.

Causas de gordura no rosto
Envelhecimento, ingestão de álcool e estresse aumentam o problema, fazendo com que ligamentos faciais, cujo trabalho é segurar as bolsas de gordura no lugar, enfraqueçam. A gordura se reloca, causando dobras proeminentes e um queixo duplo.

Cerveja não dá barriga.
Esse é o mito mais famoso que existe sobre a cerveja, mas a ciência já comprovou que, se consumida com moderação, a cerveja não é responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal.

saiba mais
O chocolate branco não tem a semente do cacau, por isso tem maior teor de gordura e açúcar.

Em qual quantidade posso comer sem culpa? Segundo a nutricionista, não existe um consenso sobre a quantidade diária recomendada de chocolate. “Comer entre 30 g e 40 g por dia pode ser considerável saudável. Isso é equivalente a uma barra pequena ou a quatro quadradinhos”.

8 alimentos saudáveis e gostosos para substituir doces

  1. Chocolate amargo. Se a sua maior tentação é o chocolate, dê preferência à versão amarga, com pelo menos 70% de cacau. ...
  2. Frutas assadas. ...
  3. Mingau de aveia. ...
  4. Mix de nozes e castanhas. ...
  5. Frutas secas. ...
  6. Sorvete de frutas caseiro. ...
  7. Uva congelada. ...
  8. Chicletes e balas sem açúcar.

Quantas barras de chocolate uma pessoa pode comer por dia? Não há consenso por parte de especialistas sobre a quantidade saudável de consumo diário. No entanto, comer entre 30 e 40 g de barras de chocolate por dia é uma maneira de consumir o doce moderadamente.

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.

Especialistas indicam consumir a guloseima depois do almoço e também listam as melhores opções para incluir no cardápio. Infelizmente, a hora ideal para devorar um chocolate não é quando bate aquela vontade incontrolável.

Veja também o que evitar no jantar:

  • Frituras e alimentos ricos em gordura animal;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Embutidos em geral;
  • Bebidas açucaradas ou estimulantes, como refrigerantes, achocolatados e cafés;
  • Doces em geral;

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

Primeiramente, este tipo de alimento é composto por carboidratos simples, ou seja, baixo valor nutricional. Não promove saciedade por muito tempo e quando consumido com frequência, produz aumento de gordura. Se você comparar, 90 gramas de miojo contém 421 calorias. A mesma quantidade de macarrão, contém 316 calorias.

Se o chocolate for consumido antes de dormir pode prejudicar o sono. Mas fora desse horário, ele pode ser um ótimo aliado. Isso porque o chocolate possui em sua composição ingredientes que podem ser benéficos para o sono, como ativos antioxidantes, minerais e vitaminas.

Roberta Genaro destaca que o grande problema do pão é o fato de ele ter um alto índice glicêmico, e uma quantidade de açúcar elevada na corrente sanguínea leva ao acúmulo na forma de gordura. Por isso, escolher opções com baixo índice glicêmico é uma estratégia usada para manter o pão na dieta.

O chocolate mais saudável é o chocolate preto, também conhecido como chocolate amargo. As tabletes de chocolate preto que contêm mais de 85% de cacau têm grandes benefícios para o organismo. As propriedades antioxidantes deste alimento ajudam a reduzir o stress e o risco de doenças crónicas.

Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o “rosto feminino ideal” e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo. O rosto oval traz características diversas.

8 alimentos que causam barriga

  1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Bebidas alcoólicas. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Feijão. ...
  6. Repolho e couve-flor. ...
  7. Laticínios. ...
  8. Biscoitos.