Por que o chocolate branco não é chocolate?

Perguntado por: lmata4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

O chocolate branco é feito de manteiga de cacau, leite em pó e açúcar (e eventualmente, lecitina de soja e baunilha). Muitos consideram que, por não conter massa de cacau, o chocolate branco não é chocolate. E não está errado, afinal de contas, o que dá o sabor do chocolate não é a manteiga, é a massa!

Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.

Todos os derivados do cacau gerados nesse processo são chamados de sólidos. São eles a massa (líquor), a manteiga, e o pó de cacau. Enquanto os chocolates ao leite, meio amargo e amargo são feitos a partir da massa de cacau, o chocolate branco é feito da manteiga de cacau. Está aí a diferença!

As leis brasileiras determinam que para ser considerado chocolate, é preciso ter 25% cacau. Esse é o chocolate puro (ou chocolate nobre), chamado de o “verdadeiro” chocolate. É o mais saboroso e possui mais qualidade. Os outros tipos (fracionado/hidrogenado) são, na realidade, coberturas de chocolate.

Além disso, o principal ingrediente do chocolate branco costuma ser caro. Por isso, alguns fabricantes o misturam com gorduras hidrogenadas para baratear a produção, o que também afeta a qualidade do alimento.

O chocolate mais saudável é o chocolate preto, também conhecido como chocolate amargo. As tabletes de chocolate preto que contêm mais de 85% de cacau têm grandes benefícios para o organismo.

O chocolate amargo é caracterizado por ter mais cacau em sua composição. Apesar de algumas marcas já considerarem como amargos chocolates 60%, o ideal é que ele tenha pelo menos 70% de cacau. É a partir dessa porcentagem que os benefícios da amêndoa do cacau podem ser aproveitados.

O processamento dos dois é o mesmo e sua formulação possui uma base de ingredientes iguais aos do chocolate preto. A diferença está na massa de cacau. No branco, como falamos, é utilizada apenas a manteiga de cacau, que não possui coloração escura, resultando na cor clara característica do produto.

O chocolate 100% é proveniente da amêndoa do cacau torrada, uma excelente opção para pessoas que possuem intolerância à lactose ou que não podem consumir chocolate ao leite devido a adição de açúcar e outros ingredientes.

Qual o chocolate mais saudável? Quando a vontade de um chocolatinho bater, aposte na versão mais bacana pra saúde - o chocolate amargo. O chocolate saudável é sempre o que tem alto teor de cacau, acima de 70%.

O que tecnicamente é chocolate
No caso do chocolate branco, ele precisa ter no mínimo 20% de manteiga de cacau. Ou seja, se o produto tiver pouco cacau, não é chocolate, é um doce ou uma guloseima. A legislação que regulamenta isso é a ANVISA RDC 264/2005 (vigente na data de publicação deste post).

Tipos de chocolate

  • Amargo: A principal base do chocolate é o cacau. ...
  • Ao leite: Com sabor mais adocicado, esse tipo de chocolate tem menor índice de massa de cacau tendo entre 36% a 46%. ...
  • Gold: O chocolate Gold é uma das variedades existentes da Callebaut. ...
  • Ruby: A última grande descoberta em chocolates é o Ruby.

O chocolate escuro é preparado com a massa de cacau, além de açúcar, leite e outros ingredientes conforme a receita especifica de cada variedade. Como a massa do cacau tem coloração marrom escura ela é responsável pela coloração do chocolate escuro.

Chocolate amargo

Chocolate amargo ou chocolate intenso
São os chocolates com maior teor de cacau, acima de 70% cacau, muitas vezes possuem o dobro de cacau do que o chocolate ao leite.

Chocopologie Chocolate Truff

O Chocopologie Chocolate Truff usa uma base de baunilha, coberta por chocolate escuro Valrhona. O Chocopologie Chocolate Truff foi reconhecido pela revista Forbes como o chocolate mais caro do mundo. O chocolate tem um preço impressionante de US$ 2,6 mil.

Cupuaçu

Cupuaçu é o novo 'chocolate sem cacau', diz jornal inglês.

México

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

O que se verifica, conforme a tabela, é que o chocolate preto apresenta maior quantidade de gordura e uma menor quantidade de açúcar em relação ao chocolate de leite e ao branco, pelo que se torna um chocolate com mais calorias.