Por que o chocolate belga é o melhor do mundo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.

Mas, qual o segredo do chocolate belga? O segredo está na qualidade das várias etapas de sua fabricação, desde a seleção dos melhores ingredientes a uma fabricação precisa e quase artesanal das misturas, utilizando máquinas de última geração.

O Mais Puro Cacau
O segredo do sabor único de Lindt está na seleção cuidadosa e na mistura de grãos de cacau premium das regiões de origem mais exclusivas do mundo. Mas não são apenas os padrões de alta qualidade que desempenham um papel fundamental, nossa cadeia de suprimentos sustentável é igualmente importante.

A Alemanha se tornou o país que mais produz chocolate em 2020. A exportação nesse ano foi de US$ 4.96 bilhões, ou cerca de 17% da exportação mundial total. A cidade de Colônia é frequentemente vista como a capital do chocolate no país.

Isso, porque ele possui uma grande porcentagem de leite na sua composição, tornando a textura aveludada. Tendo mais leite, o chocolate derrete com maior facilidade no nosso paladar. É importante lembrar que os laticínios suíços são de altíssima qualidade, como mostramos nos vlogs pela Suíça.

Há quem diga que são os melhores chocolates do mundo. Mas chocolate Belga nada mais é que um chocolate feito na Bélgica – que mesmo sendo um país de tradição chocolateira, tem produtos de alta qualidade e outros nem tanto.

Jean Neuhaus

Jean Neuhaus, o fundador, começou a banhar comprimidos e remédios em chocolate, para tornar seu sabor mais palatável.

Há diferenças no consumo se levarmos em conta as regiões brasileiras. O Bis é o chocolate mais consumido em todas os pontos, exceto no Centro-Oeste, que prefere o Sonho de Valsa, e no Sul, em que a escolha é o Ouro Branco.

"O chocolate amargo é o mais puro, ele possui 80% de cacau, baixo teor de açúcar, de gordura e não tem leite em sua composição.

Com sede em Zurique, na Suíça, o Grupo Barry Callebaut é líder mundial na fabricação de produtos de alta qualidade à base de chocolate e cacau e domina todas as etapas da cadeia de valor, desde o fornecimento de matérias-primas até a produção dos melhores chocolates.

Principais marcas de chocolate belga

  • Leonidas.
  • Godiva.
  • Neuhaus.
  • Guylian.
  • Callebaut.

Juergen Steinemann, CEO da Barry Callebaut, declarou: ´o Brasil é o quinto maior país do mundo, com uma população de mais de 190 milhões de pessoas, e retornou muito mais rapidamente para a sua dinâmica inicial de crescimento do que a maioria das outras economias após a recente crise econômica.

Avaliação sobre Chocolates Kopenhagen. Na minha opinião o chocolate Kopenhagen é o melhor chocolate do Brasil. Tão bom quanto o chocolate suíço Lindt, considerados por muitos o melhor chocolate do mundo. O único ponto negativo é o elevado custo, mas como diz o ditado popular, o que é bom custa caro.

Lindt & Sprüngli AG, ou mais comumentemente conhecida como Lindt, é uma empresa suíça especializada na fabricação e venda de chocolates. Foi fundada em 1845 por David Sprüngli-Schwarz e seu filho Rodolphe Lindt. Sua sede está localizada em Kilchberg em Zurique e possui 8 fábricas.

A operação brasileira da marca de chocolates suíça é resultado de uma parceria com o grupo brasileiro CRM, dono das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau. Todos os chocolates à venda são importados das fábricas da Lindt na Europa.

Em 1819 François-Louis Cailler instala, em Corsier-sur-Vevey, Suíça, uma das primeiras manufaturas de chocolate mecanizadas, criando assim a marca de chocolate mais antiga entre as que sobreviveram até os dias atuais.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

E rapidamente a Suíça se tornou referência quando se trata do melhor chocolate do mundo. Mas a fama do país do chocolate surgiu porque foi inventor o suíço Rodolphe Lindt, que criou o chocolate ao leite.