Por que o chinês come tanto alho?

Perguntado por: dgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os chineses consomem alho cru para equilibrar o sabor forte da carne de porco. Assim como para tirar proveito de suas propriedades medicinais.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

Além disso, o alho japonês é um alimento altamente versátil e, por isso, pode ser consumido cozido ou cru, como tempero, para realçar o sabor dos alimentos ou como ingrediente principal.

O alho que tem a túnica, aquela membrana que envolve o dente, branca ou levemente violeta, vem lá da China. Já o alho que tem a túnica arroxeada é nacional, mas como a natureza pode nos surpreender, a coloração da membrana pode variar e o alho brasileiro também é encontrado com a túnica branca.

Os alimentos mais recorrentes são os frutos do mar, carne de porco, carne de frango e vegetais, que na maioria das vezes são acompanhados por arroz branco. Embora seja possível encontrar muitas outras, a culinária cantonesa é a mais difundida em Hong Kong.

Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.

Agora vamos falar o que os chineses comem nas três refeições. Como costume, muitos chineses tomam um café da manhã bem tradicional, isto é, sopa de arroz acompanhada com algum legume salgado, leite de soja, ovos cozidos, pão chinês, pastel frito, e outros tipos de comidas de farinha, cozidos ou fritos.

A presença do arroz não engorda porque ela não invalida ou elimina a presença de todos os outros nutrientes.

Alguns pequenos estudos sugeriram que a substância presente no alho pode ser útil para melhorar ligeiramente a pressão arterial, o colesterol, a função imunológica, a prevenção de certos tipos de câncer e o estresse oxidativo – um desequilíbrio que pode levar a doenças como câncer, Alzheimer e diabetes.

Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata. E pesquisas recentes identificaram que o alho possui ainda diversas propriedades, entre as quais se destacam as antimicrobianas, antineoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, imunoestimulantes e hipoglicemiante.

O alho pode auxiliar no emagrecimento por também ser considerado um alimento termogênico, que ajudam o metabolismo a trabalhar durante o processo digestivo. Quem deseja emagrecer acaba apostando também nas cápsulas de alhos que são pílulas compostas por óleo de alho concentrado.

Mesmo assim, o consumo do alho não precisa de ser feito antes de dormir, basta que esteja incluído nos hábitos alimentares. Como consumir? Para uma melhor absorção das suas propriedades, o ideal é consumir o alho cru.

- Nirá ou alho japonês, é uma planta muito utilizada na cozinha oriental. - Possui sabor e aroma levemente suave semelhante ao alho.

A China é o principal produtor de alho mundial e também lidera o consumo per capita: 14,3 kg/pessoa. Em seguida, os países que lideram o consumo per capita são: Coréia do Sul (6,2 kg/pessoa), Bangladesh (2,6 kg/pessoa), Rússia (2,2 kg/pessoa), Indonésia (1,8 kg/pessoa), Brasil (1,5 kg/pessoa) e Índia (1,1 kg/pessoa).

Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o 'melhor do mundo'”, explica. De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo.