Por que o ceu fica rosa a noite?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Assim a luz precisa percorrer um caminho maior, interagindo com mais partículas da atmosfera que permitem a refração de ondas de luz mais longas, como o vermelho. Apesar de estranho, o céu rosa é um fenômeno que também pode indicar que a chuva está chegando.

"Quando a gente tem muita concentração de ozônio e dias de muito calor, acaba criando um ar descendente que aprisiona o ozônio e faz com que ele não consiga se dispersar", explica o meteorologista, acrescentando que o tom rosado é efeito da presença desse poluente.

À medida que vai ficando tarde, quando a noite se aproxima, o céu ganha tons alaranjados ou avermelhados e isso ocorre porque a luz do Sol precisa percorrer um caminho maior até que seja visível para nós.

Olhando da superfície da Terra, o céu assume cores diferentes dependendo da hora. Se for dia, exibe uma cor azul; se estiver no finalzinho da tarde, ganha tons avermelhados; se for noite, fica preto.

Segundo especialistas, o fenômeno acontece quando há muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera. Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens.

O céu vermelho foi causado pela refração da luz dos barcos de pesca que ficam na região. Conforme especialistas, em determinadas condições climáticas, quando há mais água na atmosfera, ocorre a formação de aerossóis que refratam e dispersam a luz das embarcações.

À noite podemos observar muito mais, por exemplo, a Lua e suas fases, galáxias, planetas, estrelas cadentes. Tudo isso a olho nu, mas somente em regiões não completamente iluminadas e afastadas das cidades. Porém, se usarmos lunetas e/ou telescópios, conseguiremos ver muito mais, inclusive os anéis de Saturno.

Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tom mais avermelhado que coloriu o céu nos últimos dias é culpa de uma série de fatores que incluem o tempo seco e a poeira que acumulada na atmosfera.

A “mancha rosa” no céu de Maringá é, na verdade, apenas reflexo das luzes da Catedral, que estão rosa devido à campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A luzes refletiram nas nuvens densas presentes no céu na madrugada desta sexta-feira, 15.

De acordo com especialistas em meteorologia, o fenômeno ocorreu por conta da chegada de partículas da explosão do vulcão Hunga Tonga – que aconteceu em 15 de janeiro de 2022 – ao Sudeste brasileiro. As substâncias químicas interagem com a luz solar e, assim, a luz do Sol muda de tom.

De acordo com ele, a projeção de luz no céu está ligada ao fenômeno de espalhamento de radiação do sol. Esta radiação, que tem níveis diferentes por conta do formato da Terra e a distância dela do sol, acaba criando tons diferentes que vão do amarelo ao rosa.

branco

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo.

No entardecer, o céu pode se apresentar nas cores amarela, laranja ou vermelha. No pôr do Sol, os raios solares precisam atravessar uma camada mais longa da atmosfera terrestre, dispersando a componente azul e provocando uma menor difração das cores amarela, laranja e vermelha.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

Céu noturno (AO 1945: nocturno) refere-se ao céu visto à noite.

Neste percurso maior, os raios correspondentes ao azul já sofreram tanta dispersão que não sobra azul para chegar aos nossos olhos. O vermelho, por ter maior comprimento de onda, sofre menos dispersão. Assim, a luz que chega aos nossos olhos tende ao vermelho e ao laranja devido à ausência do azul.

Durante o dia, o céu apresenta-se na cor azul, mas, no entardecer, passa a ter coloração avermelhada. Isso acontece porque as moléculas do ar, quando atingidas pela luz solar, espalham com grande intensidade as cores azul e violeta, no entanto, o olho humano é pouco sensível à cor violeta.

Não há ocorrência de chuvas quando o céu está dessa maneira, porque as chuvas se formam nas nuvens, que são constituídas de partículas de água. A chuva acontece quando essas partículas de água se agregam, tornando-se muito pesadas para ficarem no ar.

Quando o sol está no horizonte (nascer ou pôr do sol), os raios solares atravessam um caminho mais longo pela atmosfera e, como as partículas da atmosfera são boas para refletir e dispersar as cores de comprimentos de onda mais curtos, chegam aos nossos olhos as cores de comprimentos de onda mais longos, como o amarelo ...

China

O céu se transformou em uma estranha cor vermelho-sangue em uma cidade próxima a Xangai, na China. As imagens mostram o céu noturno vermelho brilhando acima das casas, provocando pânico entre os moradores da cidade de Zhoushan em 7 de maio.