Por que o céu é azul durante o dia?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas na atmosfera. É a luz azul — que tem o comprimento mais curto — que se espalha mais intensamente por essas pequenas partículas, o que leva à coloração azulada que observamos.

Durante o dia, o céu apresenta-se na cor azul, mas, no entardecer, passa a ter coloração avermelhada. Isso acontece porque as moléculas do ar, quando atingidas pela luz solar, espalham com grande intensidade as cores azul e violeta, no entanto, o olho humano é pouco sensível à cor violeta.

Em 2021, uma pesquisa realizada por Anya Hohnbaum, uma produtora de televisão escocesa, terminou com o Rio de Janeiro recebendo o título de céu mais azul do mundo.

Olhando da superfície da Terra, o céu assume cores diferentes dependendo da hora. Se for dia, exibe uma cor azul; se estiver no finalzinho da tarde, ganha tons avermelhados; se for noite, fica preto.

Os astronautas que veem o nosso céu do lado de fora da Terra também veem a cor refletida pelas moléculas da atmosfera, ou seja, também veem o céu da Terra na cor azul. Mas no espaço não há atmosfera, dizemos que lá é um vácuo. Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro.

O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.

brancas

As nuvens são brancas porque refletem a luz do sol. Esse fenômeno é conhecido como refração da luz. Significa que as minúsculas gotinhas de água que formam a nuvem são iluminadas e assumem os tons do arco-íris. Como a mistura de todas as cores (em iluminação) resulta em branco, enxergamos uma fumaça esbranquiçada.

Ao absorver o azul, as partículas de ar liberam essa coloração por todo o espaço, dando a impressão de que o céu é azul. Quando o Sol chega ao ocaso, sua luz se distancia da atmosfera fazendo com que o azul seja diluído.

O celeste, ou azul-celeste, é uma cor terciária, intermediária entre o ciano e o azul. É tida como uma tonalidade de azul claro, e recebe esse nome por ter a mesma cor do céu durante o dia.

É que a atmosfera terrestre espalha os raios solares que tocam a superfície do globo direcionada para o astro. Se o nosso mundo não tivesse essa "camada de proteção", assim como ocorre com a nave espacial, a Lua, outros planetas e até o Universo, o céu ficaria constantemente no escuro.

No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

“Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais. Ao misturar azul com amarelo, surge o verde”, disse o oceanógrafo Luís R. Tommasi, da USP, à Superinteressante.

Em 2002, Karl Glazebrook e Ivan Baldry calcularam a cor média de toda a luz que vemos das estrelas e galáxias hoje para determinar a cor atual do universo: um bege meio pálido, semelhante à cor de um café com leite - e por isso os cientistas chamaram esse tom de "café com leite cósmico".

CARAÍVA – Por falar em céu bonito, não dá para pensar na beleza de olhar para cima sem pensar em Caraíva (BA), considerada a cidade com o céu mais bonito do Brasil.

A luz do Sol que vemos no céu parece branca, mas, na verdade, essa cor branca é formada pela união de todas as cores do arco-íris. Isso pode ser visto na figura a seguir, em que a luz branca passa por um prisma e ocorre a sua decomposição nas seguintes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Porque não vemos o Sol quando é a noite? Isso ocorre porque a luz precisa atravessar a atmosfera da Terra para chegar até nós. Durante a noite isso não ocorre porque a atmosfera não está iluminada pelo Sol e vemos a Lua com o mesmo tom da luz do Sol.