Por que o celular fica bugado?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Em muitos casos, o causador desses problemas pode ser a velocidade do processador do seu dispositivo, ou até a escolha que você faz do cartão de memória que introduziu no lugar da memória interna. E alguns aplicativos, como o Whatsapp, o Facebook e o Instagram podem estar sendo afetados por isso.

Com o uso diário do celular, as pessoas não percebem alguns sinais comuns associados aos vírus, como a presença de ícones estranhos, erros em aplicativos e recursos do próprio aparelho, além de arquivos corrompidos.

Acesse as configurações do Android, deslize a tela até a opção “Dispositivo” e clique em “Aplicativos”;

  1. Selecione o aplicativo do qual você gostaria de apagar o cache. Clique na opção “Limpar cache”. ...
  2. Você também pode clicar em “Limpar dados” para liberar mais espaço.

Para evitar a incidência de bugs, uma prática bastante comum é a de lançar versões beta dos aplicativos ou softwares. De modo geral, a versão beta consiste em um modelo de testes onde o usuário está ciente das possíveis falhas e pode alertar a empresa dos bugs encontrados.

“Estar bugado” é apresentar alguma falha na lógica de um programa, que resulta em complicações inesperadas ou indesejadas, muitas vezes por erros no próprio código fonte, por algum problema no sistema operacional, no framework, no compilador ou no interpretador.

Os problemas de software, por exemplo, podem estar relacionados a algum bug no sistema operacional do celular. Isso pode acontecer após atualizações malsucedidas ou por causa de aplicativos instalados no celular que podem estar causando conflitos e gerando a tela piscante.

Certifique-se de que a tela sensível ao toque esteja seca e limpa e remova as luvas se as estiver usando. Consequentemente, algumas áreas do ecrã podem deixar de reconhecer o toque e apenas responder de forma esporádica. Remova estes acessórios e verifique se a sensibilidade de toque foi recuperada.

Você deve revisar os aplicativos que estão instalados e procurar os que parecem suspeitos ou são desconhecidos, para então desinstalá-los. Após fazer isso, é indicado ativar o Google Play Protect, um recurso na Play Store que monitora comportamentos estranhos nos aplicativos.

Usar um antivírus próprio para celular
Essa é e sempre será a melhor forma de limpar o celular de vírus. Esses aplicativos são feitos especificamente para identificar atividades suspeitas em sistemas operacionais como Android e iOS. Dessa forma, eles podem detectar ameaças que afetam apenas esses aparelhos.

Para fazer isso, basta seguir essas etapas:

  1. Na aba de configurações do sistema Android, vá em “Apps”.
  2. Abra a aba “Todos os aplicativos” e localize aquele que você quer.
  3. Agora clique em “Armazenamento e cache”, depois em “Limpar cache” e espere até que todos os dados do app sejam excluídos.

Os vírus podem infectar o celular de várias formas: através de adwares, com a exibição de anúncios e pop-ups publicitários na tela; via spywares, que roubam dados pessoais; ransomwares, que bloqueiam o sistema do celular por completo; ou worms, que disseminam ataques de phishing por links falsos, geralmente enviados ...

Instale um aplicativo antivírus
Isso pode garantir que o aparelho permaneça livre de vírus e outros tipos de infecções. Segundo o site especializado em avaliar programas do tipo AV-Test, entre as opções mais eficientes estão: V3 Mobile Security (Android); Avast (Android);

Limpar o cache no Android é um truque simples que pode melhorar o desempenho do celular. Alguns travamentos e erros nos aplicativos podem ser resolvidos com a limpeza dos arquivos temporários, e o sistema operacional apresenta um caminho simples para isso.

Quando você usa um navegador, como o Chrome, ele salva algumas informações de sites no cache e cookies dele. A limpeza desses dados corrige determinados erros, como problemas de carregamento ou formatação nos sites.

A origem do termo bug é contraditória, pois há várias histórias para o surgimento da expressão de “erro”, a história mais aceitável é a de Thomas Edison; segundo o inventor, ocorreu uma falha na leitura de seu fonógrafo devido à presença de um inseto. Por isso, Bug passou a denominar erros de software.

A expressão antes de se tornar popular nas redes, era bastante usada por jogadores, sejam de consoles ou de PC. A gíria era falada quando dava algum problemas nos games e eles travavam ou paravam de funcionar sem motivo aparente. É muito comum os derivados da gíria também aparecerem, como bugado e buguei.

A causa mais provável é que você esteja conectado a internet em uma rede que muda as configurações de DNS. Desconectar e conectar novamente pode resolver o problema.