Por que o cavalo não sente dor ao colocar ferradura?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os cravos, utilizados para fixar a ferradura, são colocados nas partes mortas do casco e, por isso, se forem colocados corretamente, o cavalo não deve sentir dor.

O casco por esta em contato direto com o solo acaba absorvendo muita umidade, principalmente em animais estabulados, podendo desenvolver doenças e o acumulo de sujeira ocasiona um grande desconforto para o animal. Rachadura: A rachadura acontece devido a falta de manutenção nos cascos, como a limpeza e o casqueamento.

60 dias

Cada ferradura dura em média 60 dias e pode ser usada, dependendo do animal, em até dois ferrageamentos. O ferrador Eli Medeiros explica que atualmente existem muitos tipos de ferradura, conforme o tipo de uso do animal, seja para esportes, passeio ou trabalho.

Em geral, grandes animais são bons em manter o calor e pequenos animais são melhores em perder calor. O interessante do cavalo é que, embora seja um animal de grande porte, ele é facilmente adaptável e pode sobreviver a temperaturas de -40°C a 40° C.

Seus cascos não se desgastam e por isso precisam ser aparados, para não evitar que se quebrem ou deformem. Quando os cascos crescem de forma desigual podem causar uma série de problemas.

Em resumo, o cavalo dorme em pé para se manter vivo, assim como outros bichos que podem ser presas fáceis durante o sono.

Ferraduras vão custar em média 10 reais o par mais o custo do ferreiro que vai ferrar seu cavalo, média são de 10 reais por casco.

Limpeza dos cascos
Independentemente de o cavalo ser ou não montado, os cascos devem estar saudáveis. Para tal é necessário limpá-los diariamente e assim retirar as pequenas pedras que se podem alojar na sola dos cascos. Dessa forma deteta rapidamente possíveis ferimentos.

Então, a ferradura é uma proteção colocada no casco para evitar desgaste. Como é pregada em uma parte do tecido já morta semelhante às nossas unhas, o animal não sente dor durante a sua colocação.

Subir e descer dos cavalos também nos é ensinado que se deve fazer pelo lado esquerdo do animal. Como o cavalo processa tudo que vê pelo olho esquerdo no hemisfério cerebral direito (lado reativo), acostumá-lo a aceitar ser montado pelo lado esquerdo significa ensiná-lo primeiro a aceitar o que é mais difícil para ele.

Quando a franja é muito grande, se faz uma trança ou um nó simples para não atrapalhar a visão do animal, mas nunca se corta a franja”, afirma Py. Mas é o corte chamado toso reto que predomina nos cavalos crioulos, por uma questão de tradição da raça.

Prevenindo lesões e desconforto
Além disso, quando as unhas se tornam muito longas, podem pressionar e empurrar a parede do casco, causando desconforto e até mesmo dor ao animal. Ao cortar regularmente as unhas do cavalo, você ajuda a prevenir esses problemas e mantém seu cavalo saudável e feliz.

A primeira ferradura
Em 3.000 A.C., a domesticação dos cavalos e o uso intensivo desses animais para montaria e tração. É creditado aos Egípcios e Persas, o invento das ferraduras, seguindo a domesticação dos cavalos. As Ferraduras eram tecidas como uma esteira de capim e amarradas com cordas no casco.

3. Soldra: Região articular entre a coxa e a perna, onde está a rótula (também chamada patela), que deve apresentar-se alinhada com o membro posterior, sem desvios laterais. 4. Perna: Corresponde à região dos ossos tíbia e fíbula, situada entre a soldra e o jarrete.