Por que o Cantinho do pensamento não funciona?

Perguntado por: lcoutinho4 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Por que não usar o cantinho do pensamento? O cantinho do pensamento não faz com que a criança reflita sobre os seus atos e, como ela quer sair dele, pede desculpas apenas por medo, e não por perceber que errou. Assim, ele é um tipo de punição disfarçada e as crianças conseguem perceber isso.

Quando o filho não obedece às ordens dos pais ou apresenta comportamentos desafiadores, muitas famílias usam a estratégia de mandá-lo para o “cantinho do pensamento” ou “cantinho da disciplina”. A intenção é que a criança pense sobre o que fez e como pode melhorar sua conduta.

Uma pausa para refletir
Superficialmente, a cadeirinha do pensamento até parece sensato. Parece ser uma forma de disciplina não violenta, mas ainda assim chama a atenção da criança para o seu comportamento e promovem uma “pausa” na relação entre os pais e a criança quando os ânimos se elevam.

O exercício de concentração mais simples para se fazer é dizer palavras positivas, que elevam suas vibrações e fazem de você uma pessoa mais consciente. Por exemplo, "Eu sou abundante"; "Eu sou generoso(a)"; "Eu tenho paz mental".

Medite. Ao longo das eras, a meditação tem sido uma ferramenta fundamental para ajudar pessoas a relaxar e a controlar os pensamentos. Encontre tempo para meditar diariamente, mesmo se por apenas alguns minutos, principalmente quando os pensamentos estão mais difíceis de serem controlados.

Cantinho da 'calma': um espaço para buscar tranquilidade. O cantinho do pensamento ou da disciplina nada mais é do que uma forma de castigo sem maltrato físico, explica a enfermeira especialista em cuidado materno-infantil Marjorie Lobato.

Se o seu cantinho vazio possui um espaço considerável, você pode utilizar um sofá ou outros móveis de canto ou ainda, um banco com espaço para armazenamento. Buffets e aparadores são ótimos para preencher espaços e para a exposição de objetos de decoração diversos! Além de serem uma opção de armazenamento.

Não precisa saber desenhar, basta colocar suas ideias no papel, utilizando recursos simples, como setas, formas geométricas básicas, bonecos de palitinho, ícones… O seu cérebro vai compreender e guardar melhor a informação se você for além do texto escrito.

Como usar o cantinho do pensamento? O cantinho do pensamento é uma estratégia que consiste em mandar a criança para algum canto para que ela pense sobre o que fez. Idealmente, após esta reflexão, ela mudará o comportamento.

Córtex cerebral
Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

4 reflexão, meditação, consideração, elucubração, ponderação, observação, contemplação. Exemplo: Gostava de ficar deitada na grama perdida nos seus pensamentos sobre a vida. Opinião sobre um assunto: 5 opinião, ponto de vista, parecer, posição, convicção, julgamento, apreciação.

Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

Dicas para desbloquear a mente

  1. Anote toda a sua rotina.
  2. Pratique exercícios regularmente.
  3. Exercite sua concentração.
  4. Pratique a meditação para desbloquear a mente.
  5. Bloqueie atividades e informações desnecessárias.
  6. Consuma alimentos naturais.

Acompanhe e veja o que fazer!

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.

Provérbios, capítulo 23, versículo 7: “Pois como ele pensa dentro de si mesmo, assim ele é”! Não esqueçam que, para mudar o mundo, devemos mudar a nós mesmos. Boa semana!

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar esperança e um futuro”. (Jeremias 28:11).

O pensamento ansioso nos leva a imaginar o futuro de forma negativa e muitas vezes irrealista. Quando somos tomados pela ansiedade, torna-se difícil pensar em um futuro composto por um cenário positivo, onde metas são atingidas e vivencia-se uma sensação de pleno bem-estar.

O cantinho do pensamento é uma punição disfarçada, pois a criança é penalizada a sair da brincadeira ou atividade que estava fazendo para ficar isolada. É uma punição porque a criança terá que lidar com as emoções de culpa, raiva, frustração sem nenhum recurso ou apoio.

Veja as técnicas mais amplamente validadas

  1. Distanciamento. Visualize mentalmente a situação ou a pessoa estressante e distancie a imagem até a pessoa ou o cenário ficarem bem pequenos. ...
  2. Mudança de perspectiva. ...
  3. Conte até 10. ...
  4. Respire fundo. ...
  5. Pense Positivo. ...
  6. Evite pessoas negativas. ...
  7. Não leve nada para o lado pessoal. ...
  8. Meditação.

5 ideias para aproveitar um quarto vazio

  1. Cinema particular. ...
  2. Espaço de jogos. ...
  3. Espaço tranquilidade. ...
  4. Quarto da criatividade. ...
  5. Closet em família.