Por que o camarão fica com gosto de terra?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A areia, presente nas vísceras do camarão, é decorrente da ingestão, o que é normal em períodos de muita chuva. Apesar de não apresentar um problema direto para a saúde em relação ao consumo, o camarão com areia provoca um sabor peculiar na hora de provar e, por isso, muitos consumidores desaprovam.

Se o cheiro do cozimento de camarão te incomoda, coloque na água um talo de salsão assim ele ira reter todo o odor.

Use leite, ele ajuda a depurar a carne do peixe, atraindo os compostos que causam o gosto de barro. Deixe o peixe no leite por aproximadamente 30 minutos, depois lave com água corrente e siga o preparo que está acostumado. A acidez do limão ou vinagre funciona bem contra os compostos, é uma opção de tempero.

“É preciso observar a cabeça e o rabo, que devem estar bem firmes à carne. A carapaça deve estar aderente à pele. Se tiver manchas escuras ou amareladas é porque esse camarão não está mais tão bom para o consumo”, explica a nutricionista Ana Emília Rios.

É que muitos peixes – sobretudo os amazônicos, como o tucunaré – podem ter um inesperado sabor (e cheiro) de terra.

Segundo o profissional, uma série de fatores podem levar a esse quadro, como alteração ou diminuição da saliva, excesso de saburra lingual – aquela camada esbranquiçada que fica no fundo da língua –, fome, deficiência de nutrientes, uso de alguns medicamentos, doenças, problemas dentários e gengivais, além de outras ...

Antes de mais nada precisamos definir, o que é geosmina? A geosmina é um elemento orgânico, presente na natureza, que tem como característica exalar um cheiro de terra molhada. Ela é produzida, principalmente, por bactérias, algas e fungos.

A trilha é um peixe delicioso, macio, cozinha num piscar de olhos, e o sabor lembra muito o do camarão, principalmente a pele e partes mais próximas. Não é sempre que aparece no mercado. Por isso, quando tem, aproveito para congelar.

Quem acha que a sujeira fica na cabeça, está enganado. Ela fica no corpo todo. "O sistema digestório vai da cabeça, onde as enzimas são liberadas, até a cauda, mas ambas podem ser ingeridas sem preocupação." Quem não come camarão pensando que ele faz mal por se alimentar dos detritos do mar, pode incluí-lo no menu.

Importante: a tripa ou veio escuro de um camarão é o seu trato intestinal que, se não for retirado, dará um sabor amargo, além de ser desagradável de mastigar (parece areia). Portanto, deve ser retirado do camarão cru antes de cozinhar.

Retire a tripa do camarão, fazendo um corte na casca. Caso não seja retirada, o camarão ficará com sabor amargo e desagradável. Tome cuidado para que durante a limpeza eles não sejam contaminados por bactérias.

Aqui vale a máxima: se a água estiver boa, o peixe será de boa qualidade. Quando o peixe apresenta gosto de barro, pode-se afirmar que alguma etapa do manejo da produção, relacionada à qualidade da água, foi realizada de forma inadequada.

Para se livrar do cheiro de peixe nas mãos, despeje vinagre nas mãos, esfregue bem e depois lave as mãos com água quente. Para tirar o cheiro de peixe da cozinha, coloque para ferver uma mistura de água e limões cortados em rodelas. Deixe fervendo enquanto prepara o peixe.

substantivo masculino [Regionalismo: Região Norte] Odor intenso a peixe; cheiro próprio de peixe de mares salgados, de maresia. [Por Extensão] Qualquer cheiro que lembre esse odor; mau cheiro.

seis meses

O camarão cru congelado tem durabilidade de seis meses, enquanto a lagosta pode ficar até três meses, no máximo, dentro do freezer. Os mariscos podem ficar entre três e quatro meses no freezer.

O único método de detecção de resíduos de dióxido de enxofre (SO2) internacionalmente reconhecido é o Monier Williams. Em nível de planta, outros métodos são usados com resultados mais rápidos, como a iodometria.