Por que o calendário gregoriano mudou a forma de contagem do tempo?

Perguntado por: pmorgado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

A solução adotada por Gregório 13 foi sofisticada por dois motivos: ela remediava o estrago já feito, ao "pular" dez dias e, assim, ajustar novamente a contagem humana de forma correspondente à natural; e prevenia novos desarranjos, ao melhorar a regra, já adotada, do ano bissexto.

Calendário Gregoriano

No dia 24 de fevereiro de 1582, o Papa Gregório XIII decretou uma mudança na contagem do tempo. A alteração foi determinada por meio da bula papal chamada “Inter Gravíssimas”. O documento criou o Calendário Gregoriano, para ajustar o ano civil ao ano solar, período que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol.

Calendário Gregoriano. Os dias 5 a 14 de outubro de 1582 nunca existiram, pelo menos no papel. Isso aconteceu por causa de uma medida adotada pelo Papa Gregório XIII para reorganizar o calendário juliano, que era utilizado no mundo católico e que hoje faz 434 anos de idade como calendário gregoriano.

O primeiro calendário considerava 12 meses lunares — entendido como o sistema Sol-Lua-Terra — de 29 ou 30 dias. Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, o que significa uma defasagem em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos.

A forma mais antiga baseava-se nas fases da Lua, que se completam a cada 28 dias; o calendário resultante desse sistema é o lunar, cuja duração é de 354 dias.

Data tradicionalmente entendida como dois mil e doze anos (mais ou menos) depois do que se acredita que Jesus Cristo tenha nascido. Porém se Jesus usou um calendário, não teria sido este que usamos. Nosso calendário é chamado de calendário Gregoriano e foi instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582.

Em conclusão, atualmente o calendário gregoriano pode ser considerado de uso universal. Mesmo aqueles povos que, por motivos religiosos, culturais ou outros, continuam agarrados aos seus calendários tradicionais, utilizam o calendário gregoriano nas suas relações internacionais.

Calendário Gregoriano
Olha, esse é o nome do calendário usado aqui no Brasil e na maioria dos países. Ele foi criado pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582! A contagem dos dias do Calendário Gregoriano é o nascimento de Jesus Cristo e leva em conta o ciclo solar, que possui 365 dias e 6 horas, tá?

Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo.

Portanto, hoje em dia são usados dois calendários no mundo cristão, sendo o juliano e o gregoriano. Contudo, não há nenhuma grande diferença entre os dois calendários. Sendo assim, a única diferença notada é o modo de calcular os anos bissextos.

Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Naquela época, foi constatado um erro de cálculo no calendário em vigor que fazia com que as datas do equinócio da primavera e do solstício de verão não coincidissem com a mudança de estação. Como a festa da Páscoa estava ligada ao equinócio da primavera, surgiu a necessidade de criar um novo calendário.

Assim o ano de 1582, que seria, normalmente, um ano comum no calendário juliano, com 365 dias, com a letra dominical G, e que teve início numa segunda-feira, foi em Portugal um ano menor ou incompleto, com apenas 355 dias e, para não interromper a sequência dos dias da semana, com duas letras dominicais — a letra ...

É dito com frequência que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César.

calendário chinês

O mais antigo calendário existente, segundo os registros históricos, é o calendário chinês, criado pelo imperador Huang Di. Seu início é datado entre 2697 a.C. e 2597 a.C. Trata-se de um calendário lunissolar, orientado pelos movimentos da Lua e do Sol.