Por que o caixão da rainha Elizabeth não é aberto?

Perguntado por: idrumond . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Desde que a rainha foi retirada do Castelo de Balmoral, na Escócia, o caixão está fechado. Graças ao fechamento hermético, não há troca de gases e nem a entrada de umidade, o que dificulta a reprodução de micro-organismos que contribuem para a decomposição do corpo.

Em cima do caixão, está a Coroa Imperial do Estado, talvez o item mais conhecido das Joias da Coroa — uma coleção inestimável de dezenas de milhares de pedras preciosas reunidas ao longo de séculos por reis e rainhas britânicos.

O caixão foi conduzido pela North Deeside Road de Aberdeen, passando pela Great Western Road, antes de passar pelo Duthie Park, um parque público de 178 mil m².

O corpo da monarca consegue suportar os 11 dias de cerimônias e transporte graças à forma a qual seu caixão foi feito. Entenda a seguir. Durante o ritual fúnebre de Elizabeth II, seu corpo permanece lacrado no caixão, que é feito de carvalho inglês e forrado com chumbo, fabricado há 30 anos.

2 semanas: O abdômen fica completamente inchado acumulando gases. 3 semanas: Os tecidos se tornam moles, os órgãos vazam os gases e as unhas caem. 4 semanas: Os tecidos moles começam a liquefazer e o rosto se torna irreconhecível. Essa decomposição leva ao processo de esqueletização.

O caixão foi levado num carro fúnebre do Arco de Wellington até o Castelo de Windsor, trajeto que levou pouco mais de uma hora para ser percorrido. O caminho foi marcado pelos aplausos do público presente. Muitas flores foram jogadas em direção ao caixão.

O uso de chumbo torna o caixão muito pesado.

Os eventos relacionados à morte da rainha Elizabeth II custaram aos cofres públicos do Reino Unido quase £ 162 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), revelou o Tesouro britânico nesta quinta-feira (18/05), em sua primeira estimativa pública.

Monarca será enterrada em um caixão de carvalho inglês e forrado com chumbo, projetado há mais de 30 anos. A rainha Elizabeth 2ª do Reino Unido morreu, aos 96 anos, no último dia 8 de setembro. No entanto, o seu funeral será realizado, de fato, na tarde desta segunda-feira (19), pelo horário de Brasília.

A peça real mais valiosa é conhecida como o colar Nizam de Hyderabad. Foi um presente de casamento dado em 1947 para a rainha (então princesa Elizabeth) do Nizam de Hyderabad, título de um dos soberanos do Estado de Hyderabad, em Deccan, na Índia.

Isso significaria que nenhuma negociação poderia ser realizada na Bolsa de Valores da capital britânica, potencialmente custando bilhões para o mercado. Todos os dias são negociados na Bolsa de Valores de Londres cerca de 10 bilhões de libras (cerca de R$ 60 bilhões).

Uma das maiores curiosidades sobre o evento é como o corpo da rainha Elizabeth foi preservado por mais de dez dias até o enterro.

Os funerais da família real podem ter dois tipos: State Funeral e Royal Ceremonial Funeral. Os State Funerals a princípio são reservados ao monarca, entretanto podem ser oferecidos a figuras muito importantes, com a autorização do rei ou rainha e votação do Parlamento.

O corpo da rainha Elizabethestá sendo velado nesta 2ª feira (12. set. 2022) na Catedral de St. Giles, em Edimburgo, na Escócia.

O público não poderá ver o rosto da monarca, já que o caixão precisa estar fechado e envolvido com a bandeira e as insígnias reais.