Por que o cachorro se coça muito?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 13 votos

Na verdade, assim como os humanos, os cães podem se coçar por ansiedade ou para comunicar que estão incomodados com alguma situação. Por outro lado, se você está diante de um cachorro com coceira e feridas, é bom ficar esperto.

Os sintomas mais frequentes entre os cães que desenvolvem alergia alimentar são vômitos, diarreias, perda de peso, sinais neurológicos e alergias na pele, como vermelhidão (eritema), coceira (prurido) e áreas sem pelos (alopecia).

Dermatite em cachorro: sintomas

  1. Coceira constante;
  2. Vermelhidão na pele;
  3. Queda de pelo em cachorro;
  4. Pele seca ou com descamação;
  5. Feridas com ou sem pus;
  6. Em casos mais graves, é possível notar até a presença do cachorro com febre.

Uma das mais comuns é a atopia, que ocorre quando o pet tem contato com algum alérgeno. Eles são os ácaros, os bolores ou pólens. Neste caso começa pelo sistema respiratório podendo levar a reações dermatológicas.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

Apoquel está aqui para ajudar a aliviar a coceira associada às dermatites alérgicas e controle da dermatite atópica.

Dentre os alimentos mais comumente associados a alergias alimentares em cães, estão: carne bovina, frango, ovo, cordeiro, peixe, laticínios, milho, trigo e soja. “Já os que provocam mais alergia em gatos, são: carne bovina, cordeiro, frutos do mar, milho, soja, produtos lácteos e glúten de trigo”, enumera.

Também é importante destacar que não se pode oferecer nenhum tipo de antialérgico humano para cachorro.

Alergias
Também podem aparecer crostas na pele e até queda nos pelos. Cada caso vai demandar um tratamento específico, mas, em geral, o veterinário vai dar um anti-histamínico para aliviar a alergia.

Tanto para a dermatite seborreica canina como para a atópica, recomenda-se misturar o óleo de alecrim com outros óleos, como o de amêndoas, inclusive o de oliva, já que assim é possível regenerar e hidratar muito mais a pele.

Remédio caseiro para coceira de cachorro com aveia
A aveia é um remédio natural potente pois possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Você poderá realizar um banho de aveia caso seu cachorro esteja com dermatite, pois ajudará a aliviar a coceira e a vermelhidão da pele do animal.

Qual a Frequência Ideal para Banhar Cães com Dermatite Atópica? A frequência ideal de banhos irá variar caso a caso. De maneira geral, em casos de exacerbação dos sintomas ou de crises alérgicas, são indicados banhos pelo menos duas vezes por semana durante o primeiro mês de tratamento.

Ao observar um ou mais sintomas em casos de cachorro se coçando muito, consulte um veterinário para descobrir a causa do problema e dar início ao tratamento mais adequado.

Cachorro coçando orelhas pode ser pulgas
As pulgas são outro dos parasitas mais comuns em cães e geralmente se espalham por todo o corpo. Portanto, se você perceber que seu cão coça muito as orelhas, mas também coça outras partes do corpo, é provável que ele tenha pulgas.

Manchas na pele
A alergia também pode ser caracterizada por diversas manchas que surgem no corpo do cachorro. Em alguns casos, a pele pode ficar avermelhada e apresentar algumas feridas, normalmente causadas pela coceira.

O que é um anti-histamínico natural?

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

Se você acha que seu cão pode ter sarna, verifique se ele apresenta os seguintes sintomas:

  1. Coceira intensa e persistente.
  2. Perda de pelos.
  3. Pele vermelha e irritada.
  4. Crostas e feridas na pele.