Por que o cachorro não come carne de tatu?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

O tatu-peba também é um alimento popular porque eles prontamente comem qualquer coisa que lhe for servida, de forma que pode ser mantido em cativeiro e engordado, como um pequeno porco cascudo.

Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

R$ 35,99 un.

Limpe o tatu, escalde ele em duas ou três águas (sempre coloque limão na água para retirar o cheiro forte). Depois de escaldado, reserve.

Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.

No Nordeste, também são caçados pela sua carne, considerada uma iguaria. A criação deste animal para abate pode ser autorizada pelo Ibama.

Onívoro, o Tatu-Peba come plantas, animais e até carniça, mas suas refeições preferidas são os vegetais: folhas, frutos, sementes, raízes e tubérculos. #pracegover A imagem mostra um Tatu-Peba de lado em um solo arenoso.

Os tatus-galinha alimentam-se principalmente de invertebrados (por exemplo, insetos), mas também podem comer partes de vegetais, como as raízes; pequenos vertebrados; ovos e carniça (animais que já estejam mortos), (Medri, 2006).

A Secretaria de Saúde de Simões, no Piauí, confirmou uma morte por paracoccidioidomicose, popularmente conhecida como “doença do tatu”.

“É o caso do tatu-galinha que pode carregar a paracoccidiodomicose (PCM) ou blastomicose Sul-Americana, causada por um fungo”, relata. Há demonstrações que indicam que a doença é adquirida pela inalação de partículas infectadas que atingem os pulmões e causam infecção.

Espécies de tatu
Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus): Espécie bem comum e caracterizada pelo seu crânio afinado e longas orelhas. Seu peso médio é de 3,6 kg. Tatu-peba (Euphractus sexcinctus): também chamado de tatu-amarelo, pela coloração das suas escamas, ou tatu-de-cemitério, pelo hábito de se alimentar de carcaças.

Presente na Caatinga e em algumas áreas do Cerrado, o tatu-bola-do-nordeste (Tolypeutes tricinctus) é vítima de atropelamentos, perda de habitat e caça ilegal e, por isso, é classificado como "Em Perigo" na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Se você está pensando em ter um tatu como animal de estimação, lembre-se de que esses mamíferos estão incluídos no Anexo I da CITES e sua posse é considerada ilegal em muitas regiões.