Por que o cachorro fica triste quando o dono sai?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o caso de cães ansiosos ocorre principalmente quando os cachorros não estão acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.

Invista no enriquecimento ambiental. Oferecer atividades para seu pet é essencial, especialmente durante os momentos de ausência. Acessórios e brinquedos distraem o peludo, além de estimularem exercícios e uma rotina saudável! Sem atividades, não só o cachorro sente saudade como poderá ficar entediado e estressado.

Caso não seja possível fazer o monitoramento por câmeras, uma dica é questionar aos vizinhos sobre uivos e latidos. Além disso, você também pode procurar por sinais de lambedura nas patas e verificar se seu amigo andou se alimentando ou não.

Cachorro feliz: 7 sinais de que o pet está de bem com a vida!

  1. Postura relaxada. ...
  2. Olhar alegre e sorriso no rosto. ...
  3. Apetite em dia. ...
  4. Boas noites de sono. ...
  5. Variabilidade comportamental. ...
  6. Comportamento pouco destrutivo. ...
  7. Confiança e independência.

A visão canina é limitada. Os cães só enxergam com nitidez coisas e pessoas que estejam a seis metros de distância, no máximo. Já os seres humanos conseguem enxergar em uma distância de até 22 metros. É como se os nossos melhores amigos fossem um pouco míopes.

Essa atitude “inconveniente” dos cães nada mais é do que uma tentativa de saber mais sobre os humanos. O nosso odor funciona para eles como um belo cartão de visita e, por isso, eles recorrem à nossa “fragrância” para poder nos conhecer e socializar.

Determinados cães demonstram um comportamento obsessivo compulsivo na ausência dos donos. Eles passam a fazer movimentos repetitivos até ficarem exaustos, ou pior: se machucarem. Um dos mais comuns, por exemplo, é andar em círculos perto da porta ou do último lugar em que tiveram contato com ele.

Deixar um cão sozinho mais de 24 horas é bastante desaconselhável, assim como deixar os cães sozinhos por longos períodos de tempo pode causar diversos problemas ao seu amigão. Mesmo longos períodos diários constantes podem se tornar um problema.

Ele fica triste e cabisbaixo sem motivo aparente. Pode acontecer de o cachorro ficar triste, isolado e sem apetite por sentir falta do seu dono. Muitos até confundem esse comportamento julgando que o cão está com alguma doença ou que algo está lhe fazendo mal. Esse comportamento pode ser saudade do antigo dono.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

Os cães contam com as expressões faciais e toda a linguagem corporal para se comunicar. Quanto melhor você entender a comunicação canina e como ele se sente, melhor será capaz de sentir empatia e se relacionar com eles, expressando seu amor de volta para eles.

Basicamente, o comportamento de sempre ver se está bem sinaliza o amor que o cachorro possui pelo sujeito. Ao fazer caminhadas com outro indivíduo (esposa, namorado, irmão, mãe e outros), fique de olho para ver em quem o cão fica próximo após cheirar as coisas. Isso indica quem ele mais ama!

Mantenha uma linguagem firme com o cachorro. Não grite com o cão, apenas fale com ele em alto e bom tom que “NÃO”.

Normalmente, os cachorros lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho. Os “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente. Em sua casa, há mais coisas para o animal, do que para o próprio humano.

Na fase adulta, o indicado é que o cachorro faça duas refeições por dia, uma de manhã e outra no final da tarde ou início da noite. Ainda que muitos tutores prefiram deixar a ração no potinho do pet o tempo todo, esse não é o ideal e acaba sendo um dos erros mais comuns na hora de alimentar um cão.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

A tv roda cerca de 24 imagens por segundo, dando a nós humanos a impressão de movimento de imagens. Os cães não enxergam a mesma coisa que nós. Os cães por sua vez enxergam de 70 a 80 imagens por segundo, então pra eles a tv não é como um filme e sim uma sequência de imagens pausadas com alguns quadros negros no meio.