Por que o cachorro dá uma volta antes de deitar?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Segundo estudiosos, essas voltinhas inofensivas antes de deitar são uma de muitas estratégias de sobrevivência. Uma das hipóteses para isso é que, ao dar essa voltinha, o canídeo pode ter uma percepção melhor do ambiente.

Ainda que pareça engraçadinho e na maioria das vezes algo inofensivo, quando a atitude se torna muito frequente é um sinal de que algo não vai bem com a saúde do animal. Isso porque existem diferentes causas para o cachorro andar em círculo: dores, ansiedade e até mesmo doenças neurológicas.

O comportamento da espécie nos ajuda a entender que nossos cachorros querem ficar ao nosso lado em todas as áreas da casa, pois são animais acostumados a viver em grupos e também são muito protetores. Assim, pode ser que ele te siga ao banheiro para te proteger, assim como se sente protegido por você.

O mais habitual para nós é quando eles cavam com a intenção de esconder um osso, por exemplo, mas isso pode acontecer também para “guardar” brinquedos e outros objetos que consideram valiosos ou após fazerem suas necessidades.

Deixar um cão sozinho mais de 24 horas é bastante desaconselhável, assim como deixar os cães sozinhos por longos períodos de tempo pode causar diversos problemas ao seu amigão. Mesmo longos períodos diários constantes podem se tornar um problema.

Às vezes, o pobre cão fica tão espremido que alguns dias na casa alheia pode até ser bom. Mas saiba que nem sempre um cão-hóspede está sofrendo e sentindo sua falta no outro lar – alguns podem até ficar felizes da vida. Mas outros precisam se acostumar a conviver com a ansiedade da troca de casa e tutor.

Os cães percebem o tempo , mas de uma maneira diferente de nós humanos: eles não contam os minutos, horas, dias e semanas, mas sentem o tempo passar graças aos seus incríveis sentidos e graças ao seu relógio interno.

Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso. Nós como tutores, precisamos ficar atentos porque eles também se comunicam conosco e não apenas com latidos, o olhar do seu cão ou gato diz muita coisa.

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

Essa atitude “inconveniente” dos cães nada mais é do que uma tentativa de saber mais sobre os humanos. O nosso odor funciona para eles como um belo cartão de visita e, por isso, eles recorrem à nossa “fragrância” para poder nos conhecer e socializar.

A pata de cachorro é muito mais sensível do que nós imaginamos. Além de ser um meio de sustentação do corpo, elas também são carregadas de terminações nervosas e por isso recebem várias informações sensoriais.

Esfregar a pata no rosto
Esse é o principal sinal de cães que estão com alguma irritação nos olhos. A atitude de esfregar as patas no focinho também pode ser sinal de problemas dentários e a visita ao veterinário também é super indicada.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o animal está incomodado. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os cães nem sempre gostam de festas na barriga. Na verdade, um dos sinais de alerta dado por estes animais é mexer rapidamente as suas patas quando toca num ponto mais vulnerável.

Ofereça uma cama bem confortável para ele (afinal, ele não vai querer dormir em uma cama desconfortável depois de dormir com você todo esse tempo). Deixe disponível uma manta ou um cobertor para ele (de preferência que tenham o seu cheiro). Por fim, tenha muita paciência!

Os cachorrinhos tendem a lamber o rosto de seus donos ou de outros cães como um sinal de submissão, uma demonstração de respeito. Mas não esqueça que não é benéfico para o ser humano deixar um cachorrinho lamber o rosto, por exemplo.

Outra razão que leva o cãozinho a dormir nessa posição é a necessidade de se refrescar. Uma vez que aumenta o contato da barriga — geralmente tosada — com o chão frio, ela facilita a troca de temperatura.

É normal o cachorro na hora de brincar ou se espreguiçar fazer essa postura, porém se seu cão permanece muito tempo nessa postura, isso não é normal, ele esta incomodado. Seu pet esta demonstrado que esta com uma forte dor abdominal. E inspira cuidados imediatos.