Por que o Brasil virou reino?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Até então, o Brasil era colônia e a sua mudança de status – passando a condição de estado integrado ao Reino de Portugal – aconteceu após a invasão de Lisboa, pelas tropas do imperador da França, Napoleão Bonaparte.

Em 1808, com a abertura dos portos, o Brasil passou a ter mais liberdade econômica e, com sua elevação à categoria de Reino Unido, deixou de ser, formalmente, uma colônia.

Contexto da vinda da família real para o Brasil
A invasão de Portugal, por ordem de Napoleão Bonaparte, foi o motivo que levou a corte portuguesa a mudar-se para o Brasil. A transferência da corte portuguesa para o Brasil tem relação direta com os acontecimentos da Revolução Francesa e do período napoleônico.

A Família Imperial do Brasil
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

O Primeiro Reinado foi resultado direto do processo de independência do Brasil, que teve como ponto de partida a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro a partir de 1808.

O Brasil era o centro das decisões, mas, ao mesmo tempo era uma colônia. Para que o Brasil equivalesse ao centro de decisões do império português foi elevado a reino. Esse é um processo de construção política lento, de consolidação das elites locais, de consolidação do Brasil como um centro político importante.

Em dezembro de 1815, Dom João, ainda Príncipe Regente, elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves.

1763: Capital do Vice-Reino do Brasil por carta régia de 31 de agosto (pouco antes, em 27 de junho, o Brasil foi elevado a Vice-Reino de Portugal). 1808-1815: Capital do Reino Unido de Portugal e dos Algarves, como era designado Portugal oficialmente.

O reino a caracterizado por sua forma de governo centralizado em um único ser o REI; já a colônia é uma localidade ou país que não tem domínio sobre sua economias sendo liderada ou comandada por portugal.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Por que elevar o Brasil a reino unido? Durante o Congresso de Viena, a família real portuguesa estava no Brasil, numa situação politicamente estranha, pois d. João 6° governava o reino a partir de uma colônia. Portanto, não estava, formalmente, dentro de seu reino, mas, sim, em uma possessão além-mar de Portugal.

Dom João no Brasil
Ali, institui a primeira Faculdade de Medicina do Brasil e decreta a Abertura dos Portos às Nações Amigas. Na prática, este tratado põe fim à condição de colônia ao Brasil, pois até o momento, somente as embarcações portuguesas poderiam fazer o comércio com o Brasil.

Hoje, o imposto beneficia a família Orleans e Bragança e, em Petrópolis, é recolhido pela Companhia Imobiliária de Petrópolis, administrada por herdeiros da antiga família real.

A aposentada Maria Berklian, 84, é apresentada nas redes sociais como "prima de Dom Pedro I" e ficou conhecida como "a Rainha do Brasil" no TikTok, plataforma em que já soma 8,2 milhões de visualizações.

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA
Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

Brasil Império
O filho de D. João VI declarou a independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, tornando-se imperador do Brasil com o título de Dom Pedro I.

A guerra reduziu a popularidade do imperador, pois, além das humilhações militares, o país amargou uma forte crise na economia como resultado dos gastos no conflito.