Por que o Brasil tem quatro fusos horários diferentes?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras.

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

O Brasil é um país extenso, que corta 4 fusos horários. Em geral, os meridianos cortam os estados no meio do território, então ficou estabelecido que os horários oficiais são definidos a partir das unidades federativas. Dessa forma: Ilha Fernando de Noronha (GMT-2);

Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada uma das 24 zonas divididas a partir do Meridiano de Greenwich (0°). Cada hora do fuso corresponde a 15° da circunferência do planeta, completando 360° considerando os 24 fusos. Greenwich é considerado o "marco zero" para medição das horas.

UTC + 14:00 é o fuso horário onde este mesmo é contado a partir de quatorze horas a mais em relação ao horário do Meridiano de Greenwich. O UTC+14 é o 1º fuso horário do mundo, ou seja, os locais nesse fuso horário são os primeiros a entrarem num novo dia e no Ano Novo.

O Acre tem um horário diferente dos demais estados brasileiros devido à sua localização geográfica mais próxima do meridiano de 75° Oeste.

Porque o Acre tem duas horas a menos
O Decreto 2.784 de 1913 estipulou que o Acre e a extremidade ocidental do Amazonas fariam parte do fuso horário UTC-5, calculado em cinco horas a menos que a hora no Meridiano de Greenwich, ou duas horas a menos que o Rio de Janeiro.

Resposta: Essa diferença na demarcação do horário deve-se, sobretudo, à extensão no sentido leste-oeste que o país possui, além da existência de algumas ilhas no Oceano Atlântico pertencentes ao Brasil.

-3 horas

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, ...

Fernando de Noronha/PE faz parte do fuso horário adotado pelos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, Ilhas de Trindade e Martim Vaz e é de 01 hora a mais que o horário de Brasília (exceto quando há o horário de verão).

O Brasil possui 4: Horário Padrão de Fernando de Noronha (GMT-2), Horário Padrão de Brasília (GMT-3), Horário Padrão do Amazonas (GMT-4) e Horário Padrão do Acre(GMT-5). China e Índia, apesar de suas extensões continentais, possuem apenas um fuso oficial cada. Ou seja, quanto mais ao leste, mais tarde o sol se põe.

Por ser o fuso onde se localiza a capital federal, sua hora é adotada como a oficial do país, a chamada hora de Brasília. O terceiro fuso horário do Brasil abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, e possui quatro horas a menos que a hora de Greenwich.

"Não haveria confusões sobre o tempo porque todos estariam vendo o mesmo horário em seus relógios. Como resultado, existiria maior segurança e eficácia, porque não se perderiam voos nem reuniões de trabalho, e seria mais fácil organizar o tempo de cada um", diz Hanke.

Desde o ano de 2013, a população voltou a contar com quatro fusos horários no Brasil.