Por que o Brasil tem muitas hidrelétricas?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Brasil tem vários grandes rios, mudanças de altitude e altos níveis de precipitação, o que torna o país um local ideal para energia hidrelétrica. O Brasil gera energia a partir de uma ampla gama de fontes que incluem fontes térmicas (gás, petróleo e carvão), energia hidrelétrica, nuclear e renovável.

O Brasil possuí 12% da água doce superficial da Terra, tornando-se o país com uma das maiores redes fluviais, contando com 12 bacias hidrográficas. Além de possuir a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é atualmente “a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta”.

O Brasil possui extensos rios planálticos que favorecem a geração de hidreletricidade. Atualmente, 67% da energia gerada no país são oriundos das usinas hidrelétricas. O mundo conta atualmente com mais de 60 mil usinas. Das maiores do mundo, três ficam no Brasil: Itaipu, Belo Monte e Tucuruí.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, divulgadas no início de 2020, as fontes de energia limpas respondem por 83% da produção nacional. A participação é liderada, atualmente, pela geração hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Resposta: Porque o Brasil é o país com o maior número de reservas aquíferas do mundo.

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

Em 1889, Bernando Mascarenhas, tornou real aquela que seria a primeira grande usina hidrelétrica da América do Sul. A Usina de Marmelos foi criada para atender as indústrias de tecido industrial e a cidade que era abastecida até então com energia elétrica a gás, vinda de Juiz de Fora, Minas Gerais.

A utilização dos rios na geração de energia ocorre com a construção de usinas hidrelétricas em determinados trechos de seu curso. Nem todos os rios são propícios a abrigar tais usinas, isso porque é necessária a existência de desníveis, fator que favorece a implantação de quedas artificiais.

Três Gargantas

Depois de 13 anos de obras, o governo da China inaugurou no fim de semana, oficialmente, a construção da represa que substituirá Itaipu (controlada por Brasil e Paraguai) como a maior hidrelétrica do mundo: o Complexo de Três Gargantas -185 metros de altura e 2,3 quilômetros de extensão -no rio Yang-tsé.

UHE Belo Monte

O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado.

5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil

  • Energia Hidrelétrica. ...
  • Energia Termoelétrica. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Nuclear. ...
  • Energia Solar.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil tem em operação 219 usinas hidrelétricas de grande porte, as UHEs, além de 425 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 739 centrais geradoras hidrelétricas (CGHs).

A matriz elétrica do Brasil é considerada uma das mais renováveis do mundo, até mais que a matriz energética. Isso acontece porque 75% da eletricidade gerada no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas.

Quase 70% da energia produzida no Brasil é por meio de barragens, colocando o país como um dos mais altos potenciais hidráulicos do planeta. A maior usina hídrica do Brasil é a Usina de Itaipu, localizada em um trecho do Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Quem fornece energia elétrica para o Brasil? Quais países? O Brasil recebe energia elétrica principalmente da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A Argentina é um dos principais fornecedores, devido à sua capacidade de geração excedente e à integração energética entre os dois países.

A água coloca as turbinas em ação, gerando energia mecânica, e sai, terminando em um canal de descarga, através do qual é devolvida ao curso de água. Diretamente conectado à turbina está o gerador elétrico rotativo (alternador), que converte a energia mecânica recebida da turbina em energia elétrica.

A usina hidrelétrica Itaipu Binacional está localizada no Rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, 14 km ao Norte da Ponte da Amizade, nos municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Hernandarias, no Paraguai.

As medidas mínimas de radiação solar brasileiras são maiores que as maiores médias da Alemanha”, exemplifica, citando um dos países mais importantes na produção solar no mundo. A energia solar é produzida por painéis fotovoltaicos, que são grandes placas com células voltaicas que captam a energia do sol.

cana-de-açúcar

A segunda maior fonte de energia no Brasil são os derivados de cana-de-açúcar, representando 19% da energia gerada no país. A partir da cana-de-açúcar é possível produzir etanol, bioeletricidade e biogás. Os derivados de cana-de-açúcar são a principal fonte de energia renovável do Brasil.