Por que o Brasil não usa a energia nuclear?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Isso ocorreu devido a forte influência nos setores legislativos e da política energética, que incentivou a busca por fontes limpas e seguras de energia. No Brasil, uma das metas é diversificar sua matriz energética.

O Brasil possui apenas duas usinas nucleares ativas em seu território. Ambas estão localizadas em Angra dos Reis e são responsáveis por 3% da energia consumida no país. Angra 1 entrou em operação em 1985 e Angra em 2001. Existe projeto para uma terceira usina que já está com 62% das obras concluídas.

São desvantagens significativas da energia nuclear a produção de rejeitos e o grave risco de acidentes. Foram graves acidentes nucleares os ocorridos na Usina de Chernobyl (Ucrânia) e na Usina de Fukushima (Japão).

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criada em 1956 e estruturada pela Lei 4.118, de 27 de agosto de 1962, para desenvolver a política nacional de energia nuclear.

O principal argumento em favor dos investimentos em energia nuclear no Brasil é estabilidade que ela pode trazer ao sistema elétrico, em contraponto às intermitentes gerações de energia eólica e solar, duas fontes que dispararam em capacidade instalada no país.

Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global. Baixo custo da produção desse tipo de energia, justamente pela abundância do urânio.

No Brasil a Energia Nuclear ocupa 1,3% da geração total de energia elétrica, com 2 (dois) reatores em operação e um reator em construção. Ainda existem mais 4 (quatro) reatores de pesquisas em funcionamento e mais dois em construção.

Segundo o Ibama, após a conclusão da análise dos relatórios apresentados pela Eletronuclear e pelo CNEN, no fim de fevereiro de 2023, a empresa foi autuada. “Os documentos permitiram confirmar o vazamento, que teria sido provocado por “degradação (corrosão) do sistema de contenção de vazamentos”, relata o Ibama.

A energia nuclear responde por menos de 5% da matriz energética mundial e 3% da brasileira. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial de energia nuclear. No Brasil, a geração de energia nuclear se concentra em Angra dos Reis (RJ). Há planos de expansão do número de usinas no país até 2050.

O futuro das usinas nucleares no Brasil é promissor, segundo o Ministro de Minas e Energia. Bento afirmou que o setor nuclear no país é um pilar único e insubstituível e que faz parte da estratégia para um desenvolvimento sustentável.

Os problemas ambientais estão relacionados com os acidentes que ocorrem nas usinas e com o destino do chamado lixo atômico – os resíduos que ficam no reator, local onde ocorre a queima do urânio para a fissão do átomo.

Altos custos de construção e de operação das usinas; Pode ser utilizada para construção de armas nucleares (ex. bomba atômica); Alto risco de acidentes com liberação de radioativos tóxicos (podem causar câncer);

A energia nuclear é muito utilizada na medicina, na agricultura, no meio ambiente e na indústria, principalmente, para a geração de energia elétrica. O sistema elétrico brasileiro, por ser predominantemente hídrico, é afetado profundamente pelas variações climáticas.

Desde 2005, o programa nuclear brasileiro tem passado por uma revitalização por causa da necessidade de o país ampliar e diversificar a sua matriz energética. Pelo menos, é isto que o governo justificou para retomar a construção de Angra 3 e planejar outras 4 usinas que devem ficar prontas até 2030.

Tokyo Eletric Power Company

A maior usina nuclear do mundo é a Tokyo Eletric Power Company, que está instalada no Japão a cerca de 300 quilômetros de Tóquio. A usina foi fechada em 2011 após a ocorrência de um terremoto seguido de tsunami que avariou a usina de Fukushima.

Entre as desvantagens, destacam-se: a) riscos de acidentes que podem gerar desastres e liberação de energia nuclear (bastante nociva); b) é mais cara que a maioria das demais fontes de energia; c) os resíduos produzidos geram radioatividade durante um longo tempo; d) dificuldade de armazenamento e descarte dos ...