Por que o Brasil não refina sua própria gasolina?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Essa necessidade é provocada pela baixa capacidade de processamento das refinarias instaladas no país. A quantidade refinada permanece estagnada ao redor de 2,3 milhões de barris desde 2015, em meio à queda de investimentos no setor.

Refinaria Henrique Lage (Revap)

Quem compra Gasolina do Brasil?

Compra Gasolina do BrasilValor Fob US$
Estados Unidos1,2 Bilhão
Países baixos62,43 Milhões
Cingapura17,49 Milhões
Argentina5,23 Milhões

O preço da gasolina no Brasil
Ou seja, se o preço do barril ou o da gasolina refinada que importamo, porque o Brasil não têm grande capacidade de refino e precisa importar, estivesse muito alto, a Petrobras vendia mais barato do que comprava, ficando no vermelho.

Dados federais mostram que seguem em atividade apenas oito das 17 refinarias que operavam na costa leste dos EUA em 2000.

Isso é por conta da quantidade de adição de etanol, um combustível mais limpo, que tem poder antidetonante, que aumenta a octanagem nos veículos.

No mundo, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata. No país chavista o litro do combustível sai por apenas US$ 0,02, ou R$ 0,12. Isso mesmo, 12 centavos de real. O país tem uma enorme reserva de petróleo, e passa por uma inflação que desvaloriza muito sua moeda frente ao dólar.

Por que o Brasil importa combustíveis se é autossuficiente em petróleo? Apesar de ser considerado autossuficiente em petróleo, o Brasil compra do exterior derivados do recurso natural, por conta das características do produto que é extraído no país e da estrutura das nossas refinarias.

A produção das refinarias brasileiras não é suficiente para abastecer o mercado interno. O país precisa buscar no exterior um óleo que não é produzido aqui.

Segundo a FUP, motivo é a escassez de oferta no mercado internacional e o baixo nível dos estoques mundiais. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) disse nesta 3ª feira (24. mai. 2022) que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no começo do 2º semestre de 2022.

Paulo (“Por que é tão caro construir refinarias no Brasil?”) e para o editorial do jornal O Globo (“Investir em refino foi catastrófico para Petrobrás”) que destacaram o desperdício de bilhões nos investimentos no refino, destacando a incapacidade estatal da Petrobrás em realizar esses investimentos.

Refinaria de Paulínia

Maior unidade de processamento de petróleo da Petrobras, a Refinaria de Paulínia (Replan) registrou em outubro recorde na produção do diesel S-10. Foram 3,382 milhões barris do combustível, superando a melhor marca anterior, de julho de 2021, com 3,196 milhões de barris.

Cerca de 94% do petróleo refinado no país é brasileiro. O número é de um estudo da área econômica da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que mostrou ainda que essa participação poderia ser de 100%, caso algumas refinarias não escolhessem o uso do óleo estrangeiro em detrimento do nacional.

Preço cobrado pela estatal às distribuidoras dos dois países é o mesmo, mas montantes diferem em razão da incidência de impostos sobre o combustível no Brasil e isenção de taxas sobre o produto para a venda para a Bolívia.

Na última semana (de 7 a 13 de junho) o preço do litro da gasolina para o consumidor ia de US$ 0,02 (R$ 0,11) na Venezuela a US$ 3 (R$ 15,4) em Hong Kong, segundo o ranking Global Petrol Prices, que pesquisa os preços em 168 países, semanalmente na maioria deles.

US$ 1,41

Os gráficos da Global Petrol Prices mostram que o valor médio da gasolina por litro no mundo é, hoje, de US$ 1,41. Em conversão direta, o valor fica em R$ 7,30.

O Brasil é um dos países com maior parque de refino do mundo, acredita? Existem 17 refinarias no Brasil, distribuídas em praticamente todo o território do país – em geral, perto dos centros consumidores. As maiores estruturas são de propriedade da Petrobras.

Os novos valores começaram a valer no estado no mesmo dia e foram justificados pelos gestores como uma tentativa de acompanhar as últimas altas do preço internacional do petróleo. Assim, a antiga Landulpho Alves (Rlam), vendida ao capital privado pelo governo Bolsonaro, voltou a ter os combustíveis mais caros do país.