Por que o Brasil não faz sua própria gasolina?

Perguntado por: aperes7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Afinal, refinavam o óleo importado, que vem do Oriente Médio, em sua maior parte. Especialistas explicam que refinarias brasileiras não têm capacidade de refinar o petróleo brasileiro sozinho; além disso, estão subutilizadas.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Os Estados Unidos é quem mais exporta a sua gasolina para o Brasil com a marca de 1,4 Bilhão, quase 70% da gasolina que importamos tem vindo então dos EUA. O aumento da participação americana na importação de gasolina tem sido impressionante e diz respeito ao então vasto crescimento na produção do derivado de petróleo.

O governo Bolsonaro privatizou a Rlam em março do ano passado para o grupo Mubadala Capital, fundos dos Emirados Árabes Unidos, por US$ 1,65 bilhão. De acordo com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), a refinaria foi vendida por um preço 55% abaixo do valor de mercado.

Refinaria Henrique Lage (Revap)

A Petrobras é uma estatal autossuficiente em produção de petróleo, mas segue os preços internacionais porque não tem condições de transformar todo o petróleo em gasolina e diesel. O Brasil não possui capacidade de refino, por isso precisa exportar petróleo bruto e importar petróleo refinado.

1 O petróleo, além de servir como matéria-prima para combustíveis (como óleo diesel e gasolina), serve também como base para produção de polímeros plásticos, borracha sintética, óleos lubrificantes, produtos de limpeza, insumos para produção de remédios e cosméticos, entre outros.

No dia 30 de novembro de 2021, pouco mais de um mês após a comitiva do então presidente Jair Bolsonaro (PL) retornar do Oriente Médio, o governo brasileiro vendeu a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde, na Bahia seus ativos logísticos associados para o Mubadala Capital, fundo ...

É pouco para quem paga em impostos diretos mais do que o próprio valor do produto em si. Por trás da venda das refinarias da Petrobras há dois interesses maiores: a busca pelo rateio dos investimentos e uma menor ingerência política no segmento. Estes são os verdadeiros norteadores da questão.

Segundo a FUP, motivo é a escassez de oferta no mercado internacional e o baixo nível dos estoques mundiais. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) disse nesta 3ª feira (24. mai. 2022) que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no começo do 2º semestre de 2022.

Aquisição de gasolina venezuelana constitui crime de contrabando. Em seu voto, a relatora, juíza federal convocada Rogéria Castro Debelli, afirma que a importação de gasolina da Venezuela é crime de contrabando, sendo proibida por constituir monopólio da União, nos termos...

Por mais que essas manutenções fossem feitas fora do pico da demanda de diesel, o excesso na produção do combustível pode ser estocado e usado futuramente. Obviamente as paradas são programadas e necessárias, elas cumprem uma série de critérios técnicos.”, aponta o ex-diretor da agência.

De acordo com o deputado federal, o aumento seria injustificável, uma vez que somente 20% dos combustíveis consumidos no território nacional são importados. Dados da Petrobras mostram, no entanto, que a importação é de 27,4%. Em relação à gasolina, o país importa 15% do que é consumido internamente.

Esse encarecimento internacional foi provocado em parte pelo arrefecimento da pandemia de Covid-19 e retomada da normalidade, já que houve um aumento da demanda pelo petróleo – o que joga os preços lá em cima.