Por que o Brasil não é um país homogêneo?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Composto por 26 estados e mais o Distrito Federal (onde fica a capital do país), o Brasil não é um país homogêneo. Nosso país apresenta diferenças ao longo de todo seu território. Em um país tão extenso e com um alto índice de imigração, fica impossível manter as mesmas características por todo o seu território.

Admite-se também que a população seja homogênea. Consiste em enumerar os N objetos de uma população e em seguida extrair uma amostra de n objetos da mesma utilizando bolas numeradas, fichas numeradas, números aleatórios gerados por programas de computador ou tabela de dígitos aleatórios.

O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos. Os indígenas, os portugueses e os africanos são os principais grupos. No entanto, há vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, que também formaram o povo brasileiro.

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...

Os dados oficiais do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2022 apontam que a população brasileira é formada por aproximadamente 203.062.512 habitantes. Porém, essa população não se encontra distribuída de forma homogênea pelo território do país.

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.

Devido a diversos grupos de imigrantes, os brasileiros possuem uma rica diversidade de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura brasileira.

O caso do Brasil, no entanto, é um tanto peculiar. Com antepassados indígenas, africanos, europeus e asiáticos, por exemplo, o brasileiro tem no seu DNA uma imensa e complexa mistura, como a própria cientista define: "O Brasil é provavelmente o país com maior miscigenação no mundo.”

Nas sociedades mais simples, de estrutura homogênea, predomina um tipo de solidariedade social que Èmile Durkheim chamou de mecânica, na qual os laços sociais são mais intensos, havendo maior proximidade e menor diferença entre as pessoas. Daí maior homogeneidade.

O que é Homogêneo:
A expressão também pode ser usada em situações em que não é possível determinar com certeza qual a composição ou a formação de uma determinada coisa ou espaço. Veja alguns exemplos de aplicação da palavra: O terreno da fazenda está bem mais homogêneo.

Há regiões com densidade elevada e outras com densidade reduzida, portanto a população não se distribui homogeneamente no território.

O Brasil é um país de dimensões continentais localizado na América do Sul, com capital em Brasília. Apresenta uma enorme diversidade paisagística, econômica e cultural. O Brasil é o maior país da América do Sul, com área de mais de 8,5 milhões de km².

Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas.

Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.

A população absoluta brasileira é de 204 450 649 habitantes. Apesar desse elevado número, o Brasil não é considerado um país povoado, pois apresenta uma grande extensão territorial (7 741 220 km²) e uma população má distribuída em seu território.

O Brasil é um claro exemplo de um país populoso, mas pouco povoado. Apesar de apresentar uma população absoluta grande, acaba por ter um baixa densidade demográfica, visto que possui uma grande extensão territorial e uma população não tão bem distribuída entre as regiões.

Atualmente, verifica-se na população brasileira um gradual aumento das taxas de natalidade. A população brasileira é, hoje, predominantemente urbana e a força de trabalho concentra-se no setor secundário da economia.

Nosso diagnóstico central é que o Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres. A desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social representa o principal determinante dos elevados níveis de pobreza que afligem a sociedade brasileira.

A urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.