Por que o Brasil não é autossuficiente em trigo?

Perguntado por: lsilveira4 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Segundo o especialista, o principal motivo de a cadeia do trigo no Brasil estar com preços baixos e desacreditada está na origem de todo o processo: “a miscelânea de sementes utilizadas indiscriminadamente numa mesma região”.

Os dados são da Embrapa Trigo. A expectativa é que o Brasil se torne autossuficiente na produção do grão dentro dos próximos dez anos e, para isso, conta com a contribuição da expansão do cultivo no cerrado do Brasil Central.

No início dos anos 2000, a produção de trigo atendia 30% da demanda nacional. Na safra 2022, a produção supriu 83% da demanda. Não por acaso, em um cenário de contínuo crescimento de área e manutenção dos índices de produtividade nas lavouras, a autossuficiência em trigo poderá ser alcançada nos próximos anos.

A maior parte é destinada para a produção de outras farinhas, como as de bolo. Para 2015, 5 milhões de toneladas devem ser importadas, com 60% destinados para a panificação. Resumindo: o pão depende muito do trigo cotado em dólar.

Exportação do Trigo recorde no Brasil
Em destaque, a Indonésia, Arábia Saudita e o Sudão detêm cerca de 50% das exportações brasileiras. O Vietnã também é um grande comprador.

O Brasil, permanece na 15ª posição, com previsão estimada de 7,9 milhões de toneladas de trigo na safra 2021/22 segundo o departamento norte- americano.

Principais produtores – Paraná e Rio Grande do Sul concentram a maior parte da produção de trigo. Juntos os estados são responsáveis pela colheita de mais de 8 milhões de toneladas, cerca de 86% de tudo que é produzido no país.

região Sul

O cultivo do trigo nacional concentra-se na região Sul, área responsável por 87,3% da produção brasileira (Conab, 2020).

No Brasil, para suprir a demanda interna, foram importadas 515,3 mil toneladas de trigo, 2,3% a menos do que no mês passado e 10,1% superior ao mesmo período ano passado. Do total importado, 77,04% vieram da Argentina, 12,81% de origem Uruguai e 10,14% do Paraguai.

As importações de trigo do Brasil caíram no acumulado de 2023. Entre janeiro e junho, o volume estimado é de 2,152 milhões de toneladas do grão, recuando de 32,64% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O trigo de alta proteína, considerado o melhor trigo do mundo, já está sendo produzido no Brasil – Sindanfrj.

10.000 anos A.C
Início do cultivo do trigo na Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil - área que hoje vai do Egito ao Iraque.

Fatores afetam o desenvolvimento do trigo

  • Época de semeadura.
  • Arranjo das plantas.
  • Densidade de semeadura.
  • Espaçamento e profundidade de semeadura.
  • Solo.
  • Correção e adubação.
  • Irrigação.
  • Controle de pragas e doenças.

A China

A China foi o maior importador mundial de trigo no ano comercial de 2022-23, trazendo cerca de 12 milhões de toneladas, de acordo com o Grain: World Markets and Trade emitido pelo Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).