Por que o Brasil é um país tão violento?

Perguntado por: amata . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O problema da violência no Brasil está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança. Também enfrentamos problemas relacionados à falha do sistema judiciário, que não consegue manter um sistema rígido de punição aos crimes violentos.

Em 2021, caiu para 22,3. Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

O anuário revela que, em números absolutos, o Brasil lidera o ranking mundial de homicídios e é o oitavo país mais violento do mundo. Em volume de registros, apenas Índia (40.651) e México (36.579) possuem números tão grandes quanto os do Brasil.

Islândia
Com 1.107 pontos de insegurança, a Islândia é o local mais seguro do mundo. A situação no país melhorou entre 2021 e 2022, quando apresentou uma redução de 55% nas demonstrações de violência, o que melhorou a nota em 3,4%. Ainda assim, esse país está na primeira colocação do ranking desde 2008.

O estado da Bahia ocupa a primeira colocação, com 2630 mortes violentas agora no primeiro semestre de 2022. Além disso, a Bahia possui três cidades entre as 20 mais violentas do país, conforme dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP, em 2022.

Crimes mais cometidos no Brasil e penalidades
Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam pessoas às prisões no Brasil, com 28% da população carcerária total, segundo o Depen. Somados, roubos e furtos chegam a 37% das ocorrências.

Em 2021, o país teve 41 069 homicídios – menor número registrado desde 2007 – e uma taxa de homicídios de 19.3 por 100 mil habitantes, tendo caído desde 2017, o ano com maior número de homicídios já registrado.

Honduras, o país que mais mata no mundo, continuou com a vergonhosa 1º colocação, por ter registrado uma taxa de 91,6 mortes a cada 100.000 habitantes.

Em todas as partes do território mexicano é uma festa popular, quando o povo, em seu imaginário, se diverte de maneira irônica com a morte. É uma festa muito colorida, celebrada com uma alegria irônica, com oferendas de comidas, flores, bebidas alcoólicas, incenso, velas.

No país, a morte significa festa, e essa constatação é tão antiga quanto seus sítios arqueológicos, sua alegria e sua exuberância natural.

A violência letal no Brasil atingiu o recorde histórico em 2017, quando mais de 64 mil pessoas foram assassinadas e a taxa de mortalidade chegou a 30,9 por 100 mil habitantes. Desde 2018, no entanto, o país tem reduzido anualmente a taxa de mortes violentas intencionais, chegando a 22,3 em 2021.

China: 56% Rússia: 54% Índia: 48% Coreia do Sul: 33%

Os 5 melhores países do mundo para se viver

  1. Suíça. Morar na Suíça é um sonho para muitos. ...
  2. Dinamarca. Considerado o país com o menor índice de desigualdade social do mundo, além de também possuir uma bela arquitetura e também boas opções de trabalho e lazer. ...
  3. Holanda. ...
  4. Finlândia. ...
  5. Áustria.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

A ONU divulgou ontem (8) um relatório sobre taxas de homicídio intencional no mundo em 2017, no qual a América Central e América do Sul registram os mais altos índices. Na lista dos países mais violentos, o Brasil ficou em segundo lugar no continente sul-americano. A Venezuela ficou em primeiro lugar com 30,5 mortes.

sim : São Paulo é uma das cidades mais perigosas da América do Sul. Segundo Numbeo ranking, São Paulo seria mais perigoso do que bons ares, Bogotá ou Medellin. Com um índice de criminalidade muito alto de 70.19, São Paulo continua sendo menos criminal do que Cal ou Rio de Janeiro.

Os Estados menos violentos: São Paulo (3,1) e Santa Catarina (3,9), mais o Distrito Federal (4,2).

1 – Jaú (SP)
Por fim, a cidade que ocupa a primeira posição no ranking da pesquisa é Jaú, também do estado de São Paulo, contando um índice de 2,7.

Previsão legal da pena de morte
O inciso XLVII, do artigo 5º, da Constituição Federal - CF diz que em nossa nação não haverá penas de morte, salvo em caso de guerra declarada (alínea “a”).

São João do Jaguaribe

Apontada como a cidade mais violenta do Brasil pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na terça-feira (28), a rural São João do Jaguaribe (CE) convive nos últimos anos com o assassinato de políticos e crimes de pistolagem em uma região marcada pela impunidade.