Por que o Brasil é um país pouco povoado?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A população absoluta brasileira é de 204 450 649 habitantes. Apesar desse elevado número, o Brasil não é considerado um país povoado, pois apresenta uma grande extensão territorial (7 741 220 km²) e uma população má distribuída em seu território.

Logo, o Brasil é populoso porque apresenta grande quantidade de habitantes, mas não é povoado porque há grandes vazios demográficos no território. Nota-se, por exemplo, que o norte do país é pouco povoado, ao passo que o sudeste apresenta densidade populacional e povoamento muito maiores.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 30 países menos habitados são: 1° Vaticano: 990 habitantes (Europa). 2° Nauru: 9.771 habitantes (Oceania).

Dessa forma, pode-se dizer, então, que um país povoado é o que apresenta uma elevada densidade demográfica, como, por exemplo, Mônaco e a Singapura.

1° Vaticano (Europa): 990 habitantes. 2° Nauru (Oceania): 9.771 habitantes. 3° Tuvalu (Oceania): 11.093 habitantes. 4° Palau (Oceania): 20.397 habitantes.

Apesar de a Rússia ser o país mais populoso, apresenta uma população relativa baixa, resultado do enorme território. O país que possui a mais alta população relativa é a Holanda, com 15,9 milhões de habitantes e densidade demográfica de 470 hab/km².

Tal questão se explica pelo fato de que o termo povoado considera apenas a população absoluta, ou seja, não considera a distribuição das pessoas em um território.

No Brasil a concentração populacional tem sua maior ocorrência em áreas litorâneas ou próximas ao litoral. Temos como fatores contribuintes as faixas de planície, clima tropical, sem contar a colonização como administração efetiva, ter início no século XVI e capitais administrativas em Salvador e Rio de Janeiro.

região Sudeste

Demografia da região Sudeste
O Sudeste possui cerca de 89 milhões de habitantes, sendo a região mais populosa do Brasil. Além disso, o Sudeste possui cerca de 87 habitantes por quilômetro quadrado, por isso, também é a região mais povoada do país.

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Fortaleza (2,7 milhões).

O menor país do mundo é menor do que muitas cidades e até mesmo bairros. O dono deste título é o Vaticano, com seus incríveis 0,44 quilômetros quadrados de extensão territorial, segundo o próprio governo local. O Estado da Cidade do Vaticano, nome oficial do país, está localizado dentro da capital italiana, Roma.

O país menos povoado é a Mongólia, que apresenta uma população total de 2.959.134 habitantes e uma área de 1.564.120 km2, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 1,9 habitantes por km2.

Indonésia

No topo da lista como o lugar mais bonito do mundo está a Indonésia, com uma pontuação de beleza natural de 7,77 de 10.

Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, tem a menor população do Brasil segundo a prévia do Censo de 2022, com 836 habitantes.

Um povoado, lugar, lugarejo, vilarejo, povoação, aldeola, casal ou povo é um assentamento humano constituído por poucas casas, ou seja, de pequenas proporções. É geralmente rural e demasiado pequeno para ser considerado uma aldeia, embora por vezes o termo é usado para um tipo diferente de comunidade.

Um lugar superpovoado é caracterizado por não ter recursos suficientes para abastecer toda a sua população. Exemplo: o Brasil é populoso, porém não é densamente povoado. O Bangladesh não é populoso, porém superpovoado. O Japão é um país populoso, densamente povoado e não é superpovoado.

Pequena localidade habitada: 1 aldeamento, aldeia, aldeola, aldeota, arraial, arruado, capela, casal, lugarejo, maloca, núcleo, povo, póvoa, povoação, povoamento, taba, vila, vilar, vilarejo, vilarinho, vilela, vileta, vilória, vilório, vilota.