Por que o Brasil é um país injusto?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Atraso no desenvolvimento econômico da nação; Dificuldade de acesso a serviços básicos de saúde, transporte público, saneamento básico e educação. Em nosso país, a desigualdade social é uma das características mais importantes, já que somos um dos piores países do mundo neste tipo de diferença entre as classes sociais.

O 1% mais rico possui quase a metade da fortuna patrimonial brasileira. Os 10% mais ricos no Brasil possuem quase 80% do patrimônio privado do país. A concentração de capital é ainda maior na faixa dos ultra-ricos, o 1% mais abastado da população, que possui, em 2021, praticamente a metade (48,9%) da riqueza nacional.

De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. O Brasil tem a maior concentração de renda do mundo.

O sentimento de injustiça ocorre por várias razões, pode ser por traição ou ingratidão. Seja também porque o chefe não reconhece o seu trabalho, em decorrência daquela demissão sumária, por alguém não lhe dar o merecido valor ou quando foi apanhado por uma daquelas surpresas desagradáveis da vida.

Afinal, o Brasil é um dos países mais desiguais de todo o mundo: segundo dados sistematizados e divulgados pelo Banco Mundial, o Brasil, por volta de 1990, chegou a ser o país com a pior distribuição de renda entre todos aqueles para os quais havia dados disponíveis.

Principais causas da desigualdade social no Brasil
Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

Esta afirmação é fruto das pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, que apontam que as pessoas pretas ou pardas são as que mais sofrem no país com a falta de oportunidades e a má distribuição de renda.

De acordo com nosso ranking, Portugal, que está localizado na União Européia, está em 43º lugar. O Brasil está claramente mais atrás no 87º lugar, mas com um total de 190 países avaliados, este resultado não é tão ruim assim. O país mais rico do mundo é Luxemburgo.

As desigualdades patrimoniais são ainda maiores do que as de renda no Brasil e são uma das mais altas do mundo. Em 2021, os 50% mais pobres possuem apenas 0,4% da riqueza brasileira (ativos financeiros e não financeiros, como propriedades imobiliárias).

Os 50% mais pobres ganham 29 vezes menos do que os 10% mais ricos. A metade da população brasileira mais pobre só ganha 10% do total da renda nacional. Na prática, isso significa que os 50% mais pobres ganham 29 vezes menos do que recebem os 10% mais ricos no Brasil. Na França, essa proporção é de apenas 7 vezes.

Dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2021, o número de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza aumentou 22,7% na comparação com 2020. Já o número de pessoas em situação de extrema pobreza saltou 48,2% no mesmo período.

Para ele, uma sociedade será justa se respeitar três princípios:

  • Garantia das liberdades fundamentais para todos.
  • Igualdade equitativa de oportunidades.
  • Manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.

Como lidar com as injustiças da vida?

  1. Aceite que a injustiça existe, mas não que tudo é injusto. Existe uma diferença muito grande entre entender que existem situações injustas e acreditar que a vida inteira é uma grande injustiça. ...
  2. Ressignifique a sua dor. ...
  3. Não queira se vingar.

O mundo realmente é um lugar totalmente injusto. A fome, a péssima distribuição de renda, a violência, a poluição, a destruição das florestas e o capitalismo selvagem são coisas horríveis.

|| Injusto possuidor, o que contra o direito está de posse de uma coisa. || Desarrazoado, que não tem fundamento: Suspeitas injustas. || -, s. m. pessoa ou coisa injusta: Confundir o justo com o injusto.

Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo. 4 Essa vinculação entre justiça e o cumprimento da lei será temperada por aquilo que Aristóteles vai chamar de “equidade”, conforme será visto mais à frente. 2 MARCONDES, Danilo.