Por que o branco e o preto não são considerados cores?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

Branco e preto não são considerados cores devido aos conceitos físicos que estão atrelados a eles, de modo que o branco trata-se da mistura de todas as cores primárias e o preto é a ausência de todas as cores. Ou seja, o branco não é considerado como cor, pois trata-se de um mistura não de uma cor de fato.

As cores neutras são aquelas formadas pelo branco, preto e as diferentes tonalidades de cinza. A cor branca representa a presença de luz e a união de todas as cores do espectro. Já o preto corresponde à ausência de cor e de luz.

Cores primárias são as cores puras, ou seja, que não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores. As cores primárias são: o amarelo, o vermelho (magenta) e o azul (ciano). A partir das cores primárias é possível fazer todas as outras cores, com exceção do branco que não é uma cor verdadeira.

O branco é a mistura de todas cores. Isso mesmo! As cores são luzes emitidas pelo sol ou pela lâmpada elétrica que imita a luz solar. Quando esses raios de luz chegam até nossos olhos ao mesmo tempo, enxergamos a cor branca.

As cores neutras são formadas pelo branco, preto e os diferentes tons de cinza. Elas são caracterizadas por apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade. Diferente das cores quentes e cores frias, elas não transmitem nenhum tipo de sensação.

O daltonismo é a incapacidade ou deficiência de distinguir os tipos de cores. Há diferentes níveis da condição, desde aquela em que a pessoa não exerga qualquer cor, vendo apenas tons de branco, cinza e preto, até aquela em que é difícil identificar determinadas colorações.

Quais são as cores frias

  • Azul;
  • Turquesa;
  • Cíano;
  • Índigo;
  • Violeta;
  • Magenta.

O branco é luz isenta de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.

a cor preta é a ausência total de luz, por que as cores não se refletem. Já a cor branca, é quando a luz do sol reflete em um objeto branco.

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. Elas recebem esse nome porque são consideradas cores puras, ou seja, existem sem a necessidade de misturar outras cores.

Cores são percepções visuais através das células cones dos olhos, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro.

São as cores puras vermelho, amarelo e azul
As cores primárias são as chamadas cores verdadeiras. Elas são representadas pelo vermelho, amarelo e azul e não são produzidas a partir da mistura de outros pigmentos coloridos.

Pinturas rupestres na caverna de Lascaux, França (17.000 A.C.) O preto é um dos mais antigos pigmentos existentes. Inicialmente extraído do carvão ou ossos queimados, era amplamente utilizado pelos povos paleolíticos em pinturas nas cavernas [foto acima].

Um corpo negro absorve todas as cores e não reflete nenhuma delas. Vemos então que o branco é a combinação entre a reflexão de todas as cores, enquanto o preto é a ausência dessa reflexão, isso porque ele apenas absorve a luz.

Síntese aditiva ou tríade aditiva são as cores primárias de luz: o vermelho, verde e azul. A união dessas três cores forma a luz branca.

branco

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

1) Sempre que você coloca a palavra “cor” junto da própria cor, é preciso fazer a flexão masculino/feminino ou singular/plural, porque aí você está usando um adjetivo (amarelo, azul, branco, castanho, lilás, marrom, preto, roxo, verde, vermelho), que deve concordar com o substantivo.

Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.

No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração.

O tom exato da cor secundária que você cria depende de qual vermelho, azul ou amarelo você usa (claro ou escuro) e das proporções usadas. Se você misturar três cores primárias, você criará o preto.

Em alguns casos, o daltonismo pode ser parcial, ou seja, a pessoa acometida percebe as cores em uma tonalidade mais fraca. Enquanto, na forma completa, o indivíduo não enxerga uma cor específica ou todas as cores. Nesse caso, ele enxerga em preto e branco ou em tons pastéis.