Por que o bebê fica se contorcendo?

Perguntado por: igentil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada. Algumas sugestões: Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Um bebê fica agitado por muitas razões. Pode ser por causa de cólicas, assadura no bumbum, candidíase, intolerância alimentar, confusão de bicos… Mas também pode ser simplesmente cansaço, excesso de estímulos, solidão, desconforto ou uma necessidade de atenção e carinho.

O que fazer? Normalmente nada. É uma situação que se resolve com o passar do tempo. Mas para os bebês que estão muito desconfortáveis, recomendamos massagens abdominais e estímulo retal com cotonete.

É uma adaptação que acontece a todo o instante. Mas nada é tão doloroso para os pais quanto ver o pequeno se contorcendo de cólica, chorando e agitando as pernas e os braços.

O bebê geme durante o sono por motivos que podem ter origem em nariz entupido, gazes, sonhos e costume de dormir na cama dos pais.

O terror noturno – muito confundido com o sonambulismo – é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono em que a criança tem diversos episódios de inquietude durante o sono, se contorcendo, gritando e chorando incontrolavelmente, e não se lembrando do ocorrido no dia seguinte.

Sintomas da cólica em bebês

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

A relação entre equilíbrio e movimentos repetitivos
Os bebês anseiam por estimulação vestibular por meio de movimentos repetitivos como balançar e pular. Eles até fazem isso sozinhos, pulando e balançando a cabeça, aos 6-8 meses de idade.

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!

  1. Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ...
  2. Balance o bebê ...
  3. Enrole o bebê ...
  4. Coloque o bebê de lado. ...
  5. Faça um som leve. ...
  6. Estimule a sucção para acalmar o bebê ...
  7. Dê um banho quente no pequeno. ...
  8. Mude o ambiente.

Alimentos que ajudam a regular o intestino preso
Se o bebê já tiver com quatro meses de idade, a mãe pode oferecer sucos laxativos. A nutricionista Andréia de Avelar dá a receita: laranja lima, mamão, ameixa preta e farinha de linhaça. Bata tudo no liquidificador e ofereça ao bebê quando ele estiver obstipado.

Diferença entre refluxo e regurgitação
Quando o esfíncter abre fora de hora e deixa passar o conteúdo do estômago para o esôfago, ocorre o refluxo. Quando esse conteúdo chega na faringe ou na boca, algumas vezes sendo expelido, ocorre a regurgitação.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Muitas vezes confundidas com as cólicas, a principal diferença entre elas é que na disquesia, o alívio é imediato após a eliminação das fezes e na cólica, nem sempre isso acontece.

Quando começa a ficar com fome, o bebê tende a se espreguiçar mais. Além disso, o pequeno fica mais agitado e passa a se mexer mais. O bebê também começa a virar o rostinho para os lados, como se estivesse procurando o seio ou a mamadeira. Já quando está com muita fome, o bebê tem algumas reações diferentes.

Durante o sono ativo ou sono leve, o bebé encontra-se mais vulnerável ao mundo exterior. Ele pode mover-se, contorcer-se e espreguiçar-se com frequência.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Esse período se dá normalmente entre os 15 dias e 90 dias de vida. Choro de fome, frio, calor, molhados ou assustados é normal também entre estes dias, porém o choro de cólicas é característico, o bebê se espreme, fica vermelhinho, bastante irritado e tende a durar até três horas seguidas.

Dessa forma, muitos recém-nascidos fazem cocô após cada sessão de amamentação, totalizando oito ou 10 fraldas sujas por dia. É natural que o recém nascido evacue a cada mamada, mas isso não é uma regra.

Fique atento aos sintomas:

  • Sangue nas fezes;
  • Inchaço do abdômen;
  • Abdômen endurecido;
  • Temperatura corporal baixa;
  • Quedas de pressão;
  • Vômito com sangue ou coloração esverdeada.