Por que o Barroco é considerado o estilo das dualidades?
Outra característica da literatura barroca é a exploração de figuras de linguagens que expressam dualidade, como antíteses, paradoxos e inversões. Na música, percebeu-se a preferência do texto e dos afetos sobre a sonoridade.
Qual a principal característica do barroco em relação à forma?
Características do Barroco
O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo. Sagrado versus profano.
Quais são os dois estilos do barroco?
Vertentes literárias do estilo Barroco
Cultismo e conceptismo foram estilos literários do Barroco, Movimento da Literatura Brasileira que se iniciou nos anos 1600. Embora tenham se desenvolvido no mesmo período, cada um deles tinha uma linha de pensamento e características diferentes.
O que o barroco defende?
As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.
O que o barroco criticava?
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
O que a literatura barroca busca?
Barroco na Literatura. Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus).
Quais as principais características do estilo barroco no Brasil?
Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.
Qual o principal objetivo do estilo barroco no Brasil?
Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.
Como ficou conhecido o barroco?
O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.
Como o homem barroco enxergava o mundo?
O homem desse período denominado “Barroco” buscava a salvação, ao mesmo tempo em que queria usufruir dos prazeres mundanos. Daí surgiram os conflitos, a oposição entre o o Antropocentrismo (homem) e Teocentrismo (Deus), o pecado e a redenção, a carne e o espírito, o instável e o constante,.
Qual a ideologia do Barroco?
O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.
Qual foi a principal ideia barroca que utilizamos até hoje na arquitetura?
Principais características da arquitetura barroca
O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.
Quem trouxe o estilo barroco para o Brasil?
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
Como era a arquitetura barroca?
A arquitetura barroca apresenta elementos construtivos característicos como cúpulas desenvolvidas, utilização de abóbadas, arcos e colunas tortas, visto que uma das características do barroco também é a assimetria ou tortuosidade nas suas formas.
O que não é característica do barroco?
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.