Por que o atletismo foi criado?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A história do Atletismo acompanha o homem desde os tempos dos nossos ancestrais. E sua prática primitiva ajudou na luta pela fuga dos predadores e na busca por alimentos. Para isso era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos.

Paulo - Atletismo: Morre o criador do atletismo moderno - 08/11/1999. Morreu ontem, aos 76 anos, o italiano Primo Nebiolo, o homem que profissionalizou e moldou o atletismo moderno.

É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas.

Sabe-se que o atletismo é considerado o esporte base, por sua capacidade de executar os movimentos naturais do homem nas suas mais diversas provas. Sendo que é na escola, principalmente nas aulas de Educação Física, que os alunos desenvolvem-se nos aspectos físicos, motores, cognitivos e afetivos.

O atletismo surgiu como esporte na Grécia Antiga em 776 a.C., no ano em que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia. Naquela época, foi disputada apenas uma prova durante as Olimpíadas, uma corrida de aproximadamente 200 metros. O nome do primeiro vencedor dessa prova foi Coroebus.

Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.

O atletismo tem provas de pista, de campo, combinadas, corrida em rua e marcha atlética, além de cross country e corrida em montanha. As provas de pistas são corridas com distâncias que vão de 100 m a 30 mil m (confira abaixo a lista completa das provas).

Esportes de marca são aqueles cujo objetivo dos atletas é superar um limite, tal como: o tempo, na natação; a distância, nos saltos no Atletismo; o peso, no levantamento de peso.

A palavra “atleta” é geralmente usada para se referir a pessoas que praticam qualquer modalidade esportiva. Historicamente a palavra vem de “atletismo” e tem origem na Grécia Antiga, onde houve o primeiro registro de uma competição desse tipo.

Na Pré-História
A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.

Atletismo: conheça as diversas modalidades deste esporte olímpico

  • Provas de corrida: corrida rasa, corrida com barreiras e corrida com obstáculos;
  • Prova de revezamentos;
  • Prova de saltos;
  • Prova de arremesso e lançamentos;
  • Prova combinada;
  • Marcha atlética.

Desde o final do século XIX o atletismo é praticado no Brasil. Foi em São Paulo que ocorreu a primeira competição, em 1914. A prova foi realizada no clube Espéria e vencida por Islovard Rasmussen, um dinamarquês que vivia na capital paulista.

No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País.

Tipos de corrida: o que você precisa saber antes de praticar

  1. Corrida de rua. Essa modalidade de corrida acontece em circuito aberto de rua, tendo como desafios especiais as condições topográficas do percurso determinado. ...
  2. Corrida de pista. ...
  3. Corrida de revezamento. ...
  4. Cross Country.

As atividades combinadas favorecem a redução da gordura corporal, melhoria da qualidade do sono, diminui os níveis de colesterol, fortalece a musculatura, além de serem atividades que ajudam no combate da depressão, obesidade e diabetes.

A prática do Atletismo além de ter como base os movimentos naturais como correr, saltar, arremessar/lançar, propicia ao aluno/atleta o desenvolvimento mútuo das coordenações neuro-motoras que os auxilia integralmente na realização de gestos técnicos, não só do Atletismo, mas de todas as modalidades esportivas.

São Paulo - De acordo com a Confederação Brasileira da modalidade, o atletismo tem suas bases em movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar. Nesse sentido, o esporte envolve corridas, saltos em distância (vertical e horizontal) e lançamentos de pesos.

1) Atletismo
Vem do grego “áthlos”, que significa “luta, combate em jogos, competição”. Atleta é aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma antigas. Em latim, “atleta” é “lutador”. Áthlos (grego) = luta -> athleta (latim) = lutador -> atletismo (português) = competição de atletas: correr, saltar, lançar.