Por que o álcool é uma droga lícita?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

O que muitos esquecem (ou até mesmo não sabem) é que o álcool também é um tipo de droga, porém lícita. Isso significa que ele pode ser comercializado para maiores de 18 anos e consumida em locais permitidos e está sujeito ao controle e à regulamentação do Estado.

1. Nicotina. Presente na composição do cigarro, a nicotina causa graves prejuízos ao organismo e é considerada uma das drogas lícitas mais letais. Essa substância tem a capacidade de estimular a produção de dopamina, um dos mediadores químicos cerebrais responsáveis pela regulação do centro de prazer.

Além de serem permitidas por lei, as drogas lícitas são aceitas pela sociedade, já as ilícitas costumam geral aversão. A lista de drogas lícitas e ilícitas pode variar de acordo com o país, já que podem ter uma visão diferente sobre alguma das substâncias.

Segundo a coordenadora do programa de estudos em sexualidade da USP, Carmita Abdo, a sensação de quando a pessoa se apaixona pode sim ser parecida com a do uso das drogas, pois há uma liberação de neurotransmissores que torna a pessoa mais excitável, atenta e energizada. O apetite também pode ser afetado nesta fase.

O Tabaco e o Álcool são drogas lícitas? Sim, o cigarro e as bebidas alcoólicas são drogas lícitas. As drogas lícitas são substâncias produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade.

NOVA YORK - Há um “claro consenso da ciência de que a maconha é muito menos prejudicial para a saúde humana que a maioria das outras drogas proibidas e é menos perigosa do que substâncias altamente viciantes, mas perfeitamente legais, como álcool e tabaco”.

álcool

Bebidas alcoólicas. O álcool é a droga lícita mais usada no Brasil. Segundo o estudo, 66,4% das pessoas bebeu ao menos uma vez na vida.

O gama-hidroxibutirato, também conhecido como droga G, droga Gi ou GHB, é um entorpecente quase idêntico à gama-butirolactona (GBL, uma substância que é vendida legalmente, sendo usada como solvente industrial).

As anfetaminas são usadas por muitos atletas para melhorar seu desempenho. Médicos também receitam essa droga para mulheres que querem perder peso. Como as anfetaminas aceleram o sistema nervoso, elas aceleram o metabolismo do corpo humano, fazendo com que o sujeito perca a fome.

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.

Não são só as drogas: conheça 7 remédios que interferem na...

  • Analgésicos. Efeitos colaterais: Euforia, sedação, vertigem, diminuição da concentração e da capacidade cognitiva, passividade. ...
  • Antitussígenos. ...
  • Antidepressivos. ...
  • Anti-histamínicos. ...
  • Relaxantes musculares. ...
  • Antidiabéticos. ...
  • Antiepiléticos.

Como as drogas acabam tomando conta de grande parte de sua vida, ele exige muito dos outros e até dele mesmo. Por isso, ele tende a acumular emoções e sentimentos em sua grande maioria negativos, o que pode o tornar ansioso.

A relação pode sofrer fortes impactos e, com isso, matrimônios e namoros acabam sendo desmanchados por não encontrarem uma saída mais interessante. Essa dificuldade pode aparecer ainda mais intensa quando o sujeito ainda não se reconhece como um dependente químico, elevando assim os conflitos dentro de casa.

De acordo com estudos da neurociência, o amor se assemelha a um vício, uma vez que faz com que sejam liberadas substâncias químicas ao reconhecerem uma suposta recompensa – entre elas, a dopamina, ocitocina, adrenalina – em nosso corpo, trazendo sensações como ansiedade, prazer, euforia, conforto, apego.

O que muitos esquecem (ou até mesmo não sabem) é que o álcool também é um tipo de droga, porém lícita. Isso significa que ele pode ser comercializado para maiores de 18 anos e consumida em locais permitidos e está sujeito ao controle e à regulamentação do Estado.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.

Está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, bem como lesões resultantes de violência e acidentes de trânsito ...