Por que o açúcar vicia o cérebro?

Perguntado por: dapolinario . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura é conhecido por estimular a liberação de dopamina no sistema de recompensa. Essa resposta é uma parte importante do nosso sistema de sobrevivência, uma vez que alimentos altamente calóricos eram escassos em ambientes ancestrais e, portanto, valiosos.

Quando esses neurotransmissores têm suas atividades reduzidas, o organismo passa a ficar mais sonolento e cansado - explana a nutróloga. Picos e quedas repentinas no nível de açúcar no sangue podem causar sintomas como irritabilidade, alterações de humor, confusão mental e cansaço.

Como o açúcar está presente não apenas em alimentos doces, mas também em salgados, como pães e massas, a sensação de abstinência da substância não nos afeta tanto. Mas, ainda assim, é possível que você sinta irritação, cansaço, ansiedade e até insônia devido à falta de doces.

Além de permitir que o processo digestivo funcione melhor, o pâncreas deixa de ser hiperestimulado e as bactérias intestinais se tornam mais saudáveis. Assim, quando consumimos menos açúcar, também reduzimos as chances de desenvolver problemas infecciosos, tais como a candidíase (causada por fungos).

Insulina e o glucagon
Cada uma destas ilhotas é formada por dois tipos de células, as células beta, que produzem a insulina, e as células alfa, que produzem o glucagon. A insulina permite que os diversos tecidos do corpo absorvam a glicose do sangue, levando, portanto, a uma diminuição da glicemia.

Todo o excesso de açúcar que ingerimos ou que não é metabolizado pelo organismo forma um complexo em conjunto com as proteínas, causando enrijecimento nas fibras de colágeno. Com isso, a pele também fica mais opaca, amarelada e sem viço, tornando-se mais suscetível ao aparecimento de rugas.

Ao ser consumido, o açúcar altera o funcionamento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, fazendo com o que o corpo entenda aquele momento como algo prazeroso e agradável.

Esse componente é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins. “Quando ficamos com deficiência de glicose (condição conhecida como hipoglicemia), sentimos dor de cabeça e os olhos começam ficar vertiginosos”, explica Lugarinho.

Cortar o açúcar altera sua flora intestinal, o que pode causar sintomas como estufamento e constipação enquanto as bactérias estão se acostumando à nova dieta. Adicionar caldo natural de carne às refeições (ou de galanga, primo do gengibre) é uma boa maneira de acalmar o trato digestivo.

A glicose, portanto, é um componente essencial para a vida, e especificamente para o correto desenvolvimento das funções cerebrais.

Pratique exercícios físicos. O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Isso resulta em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis. Ou seja, com melhor desempenho.

Para promover uma desintoxicação de açúcar, os nutricionistas devem orientar ao paciente que evite o máximo possível da substância nos três primeiros dias – o que inclui frutas. Portanto, a orientação, aqui, é estimular o consumo de água, vegetais amiláceos, grãos, laticínios gordurosos e sem açúcar e carnes.

Veja que interessante- em apenas 10-14 dias você pode se desintoxicar do açúcar. Isso mesmo, em menos de 2 semanas. Não importa se você já tentou ou se é a primeira vez.

Aumente o consumo de água
Outra maneira de conseguir eliminar o açúcar da sua alimentação é aumentando a ingestão de água. Com um nível de hidratação adequado, é possível reduzir o desejo por açúcar, fazendo com que o seu corpo entenda melhor de quando precisa de energia.

O principal mecanismo que envolve açúcar e inflamação é o conhecido como GLICAÇÃO. Processo esse em que uma proteína se soma a uma molécula de glicose e faz com que a função dessa proteína se perca e assuma um papel inflamatório e agressivo ao corpo através dos seus metabolitos finais, os conhecidos AGEs.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, esse percentual equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá).

Alternativas (mais) saudáveis ao açúcar

  1. Fruta. Substituir o açúcar por uma peça de fruta pode ser o truque mais simples e saudável para adoçar as nossas refeições, assim como reforçar o seu interesse do ponto de vista nutricional. ...
  2. Especiarias. As especiarias dão mais sabor à nossa comida. ...
  3. Mel. ...
  4. Xarope de agave. ...
  5. Stevia.